Lekki poderá mudar a maior economia da África e afetar o comércio na América do Sul e nio Leste dos EUA
Líderes africanos alinharam o apetite voraz da China pelas commodities do continente com a compra de produtos manufaturados. Ouvindo suas queixas, em novembro de 2010, o então vice-presidente chinês Xi Jinping prometeu que melhoraria a estrutura do comércio China-África e buscaria abrir setores adicionais ao comércio, identificando oportunidades para aumentar as exportações de países africanos.
Doze anos depois, um marco foi alcançado este mês quando um navio chinês se tornou o primeiro a atracar no primeiro porto de águas profundas da Nigéria, em Lekki. A obra foi financiada pelo Banco de Desenvolvimento da China e construído pela Lekki Port LFTZ Enterprise, uma empresa de propriedade de um grupo de investidores liderado pela estatal China Harbour Engineering e Tolaram Group, um conglomerado com sede em Singapura, da qual fazem parte os governos locais e federais da Nigéria.
A apenas 60 quilômetros a leste da 15ª maior cidade do mundo e da maior metrópole da África, Lagos, o porto aumentará o embarque e desembarque de contêineres de 3 mil para até 20 mil. Até cinco meganavios poderão atracar ao mesmo tempo, colocando a Nigéria em uma posição geopolítica relevante no continente.
Produtos
Ao contrário de alguns dos investimentos portuários mais isolados da China, como no Sri Lanka e Paquistão, na Nigéria há três pontos globalmente vantajosos para nigerianos e, claro, chineses.
A capacidade de refino de petróleo de 650 mil barris por dia no Complexo Petroquímico do Grupo Dangote não apenas atenderá à demanda da Nigéria, mas também oferecerá excedentes para exportação. O porto também escoará fertilizantes da fábrica de de US$ 2,5 bilhões. O terceiro ponto são os termos do acordo, que permitirá ao novo superporto funcionar como um entreposto da China na África Ocidental, e próximo das costas atlânticas das Américas e da Europa. Lekki fica a 5,1 mil quilômetros de Salvador, 6,1 mil do Rio e e 6,37 mil de Santos. Um embarque da china que antes demoraria 45 dias, em média, para menos de 15 dias.
Ocupando 500 hectares perto do Porto de Lekki, a fábrica de fertilizantes será a maior produtora de ureia granulada da África e a segunda maior do mundo. A operação começou assim que a Rússia invadiu a Ucrânia, garantindo uma demanda elevada por seus produtos. O novo porto fica dentro de uma zona de livre comércio, o que poderá competitivos os produtos chineses.
Empregos e moeda digital
Lai Mohammed, ministro da Informação e Cultura, disse que Lekki gerará mais de US$ 201 bilhões para o governo e ajudará a recuperar negócios perdidos para as alternativas marítimas de Togo, Costa do Marfim e Gana depois que os vizinhos sem litoral Níger, Chade, Burkina Faso e Mali deixaram de usar os portos nigerianos para escoar minérios e commodities agrícolas.
Em um país onde a idade média da populaçãoé de apenas 18 anos e a taxa de fecundidade total permanece acima de cinco nascimentos por mulher, eficiência econômica e investimentos em moeda estrangeira são mais que bem vindos,. Estima-se que cerca de metade dos jovens nigerianos entre 15 e 24 anos estejam desempregados. Sem contar que covid faz estragos ainda não mensurados no paíse.
Embora a automação signifique que diretamente o porto criará poucos empregos, a digitalização das instalações de desembaraço aduaneiro pode sinalizar um maior comércio digital e evolução monetária no horizonte, o que investimentos em educação no país. A Nigéria é líder africana na implementação de uma moeda digital, a eNaira, lançada em outubro de 2021.
Presidente da China, Xi Jinping supervisiona a onda de investimentos em infraestrutura no estrageiro, pois é uma forma de avançar com o projeto de expansão econômica do país que lidera. Lekki é o melhor exemplo.
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