Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Airbus testará voo com novo sistema de propulsão

Fabricante usará um A380 para avaliar integração de motor, aerodinâmica e eficácia na redução de emissões

Uma parceria entre a Airbus e a CFM International vai avaliar uma nova arquitetura de propulsão com rotor aberto (cutting-edge open fan engine, em inglês) em um jato comercial. O projeto é derivado de estudos realizados nos anos 1980, sendo basicamente uma união conceitual do turboélice com o turbofan.

A Airbus vai empregar um A380 como avião de demonstração e ensaios em voo para acelerar e amadurecer o desenvolvimento dessa tecnologia como parceira do programa RISE (acrônimo de Revolutionary Innovation for Sustainable Engine) da CFM.

O desenvolvimento de um novo motor aeronáutico, capaz de reduzir o consumo de combustível, as emissões e ruídos, é visto como fundamental para o surgimento de uma nova geração de aeronaves, seja no mercado de corredor único ou de dois corredores. A campanha de testes de voo deve começar só em meados de 2025, a partir das instalações da Airbus em Toulouse, na França.

GE e Safran

Os voos vão avaliar a integração do motor e as asas; desempenho aerodinâmico; ganhos de eficiência do sistema propulsor; desempenho médio e geral; eficiência no consumo de combustível, com esperados até 20% na redução nas emissões de CO2 em comparação com os motores atuais; avaliação dos efeitos e modelos acústicos, tanto em voo quanto sua ressonância em solo; além de garantir a compatibilidade com combustíveis de aviação sustentável.

“Ao avaliar, amadurecer e validar a arquitetura do motor de ventilador aberto usando um demonstrador de ensaios de voo dedicado, estamos colaborando com de forma significativa para o avanço da tecnologia que nos permitirá atingir nossas metas de descarbonização em todo o setor”, explicou a diretora técnica da Airbus, Sabine Klauke.

Em nota, a Airbus explicou também que antes dos voos de teste com o A380, a CFM fará os ensaios de solo do motor, junto com a validação de teste prévio de voo, que será no centro de operações de teste da GE Aviation em Victorville, nos Estados Unidos. A CFM é uma joint-venture entre a francesa Safran e a norte-americana GE Aviation, sendo responsável pela família de motores CFM-56 e CFM Leap.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.