Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

EUA declaram emergência para a varíola símia

Desde que o primeiro caso da doença foi identificado, mais de 6,6 mil contaminações suspeitas ​​ou confirmadas foram detectadas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou nesta quinta-feira (4) a varíola dos macacos – ou varíola símia – uma emergência de saúde pública, depois do aumento de casos no país. O anúncio foi feito durante um briefing com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

Desde que o primeiro caso de varíola nos EUA foi identificado em meados de maio, mais de 6,6 mil contaminações suspeitas ​​ou confirmadas foram detectadas. Nesse tempo, foram identificadas infecções em todos os estados, exceto Montana e Wyoming.

A declaração segue a previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirmou em julho que a varíola dos macacos é uma emergência de saúde pública de interesse internacional. A entidade define uma emergência de saúde pública de interesse internacional, ou PHEIC, como um evento extraordinário que constitui um risco de saúde pública para outros estados por meio da disseminação internacional de doenças e que potencialmente requer uma resposta internacional coordenada.

Nova York, São Francisco e Califórnia já declararam a varíola dos macacos uma emergência, permitindo que liberassem fundos e recursos para suas respostas ao surto. Na terça-feira (2), Biden nomeou Robert Fenton como coordenador nacional de resposta à varíola da Casa Branca.

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.