A aquisição o vácuo robótico Roomba de grande sucesso na mesma família que as campainhas Ring e Alexa
A Amazon anunciou planos para comprar a iRobot por US$ 1,7 bilhão, no seu mais recente esforço da varejista para expandir seu portfólio de dispositivos domésticos inteligentes. A Amazon pagará US 61 por ação, um prêmio de 22% em relação ao último preço de fechamento da iRobot, a US$ 49,99. Isso colocará o vácuo robótico Roomba de grande sucesso na mesma família que as campainhas Ring e Alexa.
“Sabemos que economizar tempo é importante e as tarefas exigem um tempo precioso que pode ser melhor gasto fazendo algo que os clientes adoram”, disse Dave Limp, vice-presidente sênior da Amazon Devices, em comunicado. “Ao longo de muitos anos, a equipe da iRobot provou sua capacidade de reinventar a forma como as pessoas limpam com produtos incrivelmente práticos e inventivos.”
A Amazon não discutiu quais planos tem para o iRobot, mas é provável uma integração mais profunda com seus dispositivos Echo. (Os usuários já podem conectar os dois dispositivos e usar comandos de voz para iniciar o vácuo.)
Este é o quarto maior negócio da história da Amazon, atrás da aquisição de US$ 13,7 bilhões da Whole Foods, dos US$ 8,5 bilhões gastos na MGM e do acordo de US$ 3,9 bilhões do mês passado para a One Medical. Após a conclusão da operação, Colin Angle permanecerá como CEO da iRobot.
A iRobot abriu o caminho para aspiradores robóticos em residências, mas vem enfrentando dificuldades ultimamente, com uma queda de 30% na receita nos resultados do segundo trimestre. A empresa anunciou recentemente planos para cortar 10% de sua força de trabalho.