De acordo com o CEO Giuseppe Santanchè, produto sustentável permite a instalação barata e rápida de unidades de saúde, postos policiais e escolinhas.
Em parceria com a norte-americana Mammoth-Structures, a brasileira Purcom Química desenvolveu uma formulação de poliuretano vegetal para compor um módulo construtivo, em forma de domo, que apresenta vantagens econômicas e ambientais para instalação de escolas, ambulatórios médicos e equipamentos de lazer. O projeto será oferecido como solução ecológica no Brasil e no exterior.
Segundo comunicado, o módulo circular tem 48m2 de área útil (7,35 metros de diâmetro x 5 de altura) e pode ser montado por duas pessoas em apenas 4 horas. É formulado com poliol obtido a partir de óleo de mamona ou óleo de soja – virgem ou reciclado – e isocianato de fonte renovável. O produto promete atender a todos os requisitos sustentabilidade (ESG) da economia circular. Em termos econômicos, os brasileiros sairiam ganhando, pois a fórmula seria exportada para transformadores nos EUA franqueados pela Mammoth, sediada em Miami.
Cada painel do módulo de poliuretano verde PUGreen e compósitos em forma de domo pesa 35 kg, mede 4 m de comprimento e 10 cm de espessura, incluindo a camada de PUGreen patenteado pela Purcom, recheio de BioPir (poliisocianurato com poliol de fonte renovável) e um revestimento de gel coat à base de poliuretano. Estruturas em forma de domos volta e meia parecem que vão entrar na moda. Se for o caso do produto, será em função do preço – o caráter ecologicamente correto seria um bônus mais que bem-vindo.
Em sua fase piloto no Brasil, haveria um mercado para 200 módulos cujas vendas ao preço sugerido de R$ 4 mil por m2 – abaixo da média do mercado de pré-fabricados – devem somar um modesto faturamento de R$ 3,6 milhões no primeiro ano. Mas o potencial é considerável e aplicável em estruturas maiores.
De acordo com o CEO da Purcom, Giuseppe Santanchè, o produto permite a instalação rápida de unidades de saúde, postos policiais e escolas com até 5 domos integrados por um módulo central de circulação e passagem para banheiros e espaços para áreas de administração, manutenção e limpeza.
O CEO da Mammoth Structures, Gonzalo Chirinos, diz ter aprendido com a Purcom Química que para vender inovação, uma empresa precisa oferecer ao seu cliente todas as garantias de que o negócio será viável. “Vamos garantir aos transformadores franqueados e seus clientes, consultoria e assistência técnica”.
Uma resposta
Sensacional!