Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Bolsonaro lançou sua fake para a próxima epidemia

Incidência da nova varíola entre “homens que fazem sexo com homens” deu a deixa para a homofobia

Em uma espécie de déjà vu, após quase dois anos e meio de desinformação, negacionismo e fakes contínuas protagonizadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a covid-19, ele desdenhou da nova potencial epidemia de varíola dos macacos (monkeypox). Enquanto líderes mundiais acionam recursos e tentam resolver a escassez de vacinas em um período que as campanhas de imunização perdem força, o presidente brasileiro caçoa da doença com piadas homofóbicas e reforçando estigmas contra homens gays e bissexuais.

Nesta segunda-feira (08), durante uma entrevista no Flow Podcast, Bolsonaro associou a vacina contra varíola do macaco à homossexualidade. O presidente debochou do apresentador Igor 3K, que afirmou que tomaria o imunizante quando ele chegar aos postos. Gargalhando, o convidado apontou o dedo: “Tenho certeza que vai tomar. Tu não me engana. Tu vai tomar. Entendeu?” Mesmo com o histórico de perseguição sofrida pela comunidade LGBTQIA87+, o atual chefe do Executivo resolveu brincar com o assunto.

A alta incidência da varíola dos macacos (monkeypox) entre “homens que fazem sexo com homens” (HSH) e o pedido da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que gays e bissexuais reduzam contatos e os parceiros sexuais fizeram o preconceito se agravar e criaram um problema que a ciência e as autoridades agora tentam contornar. Ao contrário da covid, que se espalha por gotículas no ar, a nova varíola é transmitida por contato físico com objetos, roupas e as erupções na pela provocadas pela doença – que até agora provocou poucas mortes.

O perigo dessas brincadeiras preconceituosas como as Bolsonaro é onde mora o perigo, pois gente desinformada pode se julgar fora de risco – sem contar o estigma criado contra homossexuais. O episódio do Flow com o presidente bateu recorde de acessos simultâneos no YouTube e chegou a ser acompanhado por mais de 570 mil pessoas simultaneamente. Ao todo, foram mais de 5 milhões de espectadores ao longo de mais de quatro horas de conversa. Bolsonaro foi um dos assuntos mais comentados do Twitter. Felizmente o Flow Podcast exibiu uma tarja ao longo da transmissão com a seguinte mensagem: “Lembre-se de pesquisar sobre tudo que for dito nesse programa”. Foi um trabalho de utilidade pública, alerta e cidadania, mas infelizmente algum estrago já foi novamente feito.

Confira o momento

E o podcat completo

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Informações atualizadas a cada 10 minutos
- Gráfico mostra valor fechado do dia

Pergunte para a

Mônica

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.