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Vale testa caminhões elétricos no Brasil e Indonésia

A mineradora comprou dois veículos com capacidade para até 72 toneladas cada da fabricante chinesa XCMG

A Vale informou nesta quinta-feira (18) que deu início a testes com os primeiros caminhões 100% elétricos para transporte interno em minas do Brasil e da Indonésia, dando mais um passo na busca por redução de emissões de gás carbônico conforme suas metas.

A mineradora comprou dois veículos, com capacidade de transportar até 72 toneladas cada, da fabricante chinesa XCMG Construction Machinery, subsidiária da Xuzhou Construction Machinery Group, e as primeiras operações também apontam redução nos custos em relação aos veículos a diesel.

Na mina indonésia de Sorowako, os testes com o primeiro caminhão no transporte de níquel começaram há duas semanas. Na semana que vem, será a vez do Brasil, com o segundo veículo, que transportará minério de ferro na mina de Água Limpa, em Minas Gerais.

A operação dos veículos pela Vale, que afirma ser pioneira no uso de tais caminhões entre as mineradoras globais, faz parte do programa PowerShift da companhia, que tem o objetivo de substituir combustíveis fósseis por fontes limpas.

As emissões dos caminhões fora de estrada a diesel, veículos enormes que operam nas minas, representam cerca de 9% do total de emissões de escopo 1 e 2 da Vale, em todo o mundo, informou a companhia.

ESG da Vale

A Vale tem adotado várias estratégias para cumprir a meta de zerar suas emissões líquidas diretas e indiretas até 2050, entre elas a eletrificação de equipamentos usados nas operações. Para isto, estima investir entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões.

“No caso do caminhão elétrico, é o melhor dos mundos porque zera as emissões de gás carbônico, então atende de imediato ao objetivo”, disse à Reuters o vice-presidente executivo de Soluções Globais de Negócios da Vale, Alexandre Pereira, acrescentando que a intenção da mineradora é fazer novas aquisições, inclusive de outros fornecedores.

As baterias dos veículos terão autonomia para mais de um dia de operação nas minas e serão recarregadas com energia de fontes hidráulica, solar e eólica.

Por um acordo de confidencialidade com a XCMG, a Vale não revela o valor dos caminhões, mas afirma que conseguiu adquiri-los a preços abaixo de veículos equivalentes a combustão. “Só nas duas primeiras semanas de testes na Indonésia, a performance indica que a redução do custo operacional será de quatro vezes o necessário para rodar um caminhão a diesel”, acrescentou Pereira.

Nessa estratégia de eletrificação do transporte, os dois caminhões se somarão às duas locomotivas elétricas que já operam no Brasil, nos pátios de portos dos Estados do Espírito Santo e do Maranhão.

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