Até com capa dura e alta de 516% nas figurinhas desde a Alemanha, em 2006, mania atrai adultos e crianças a cada 4 anos
O álbum da Copa do Mundo de 2022 começou a ser vendido nesta sexta-feira (19), faltando três meses e um dia para a bola rolar. Cada vez mais caro, este ano sai por R$ 12 em versão tradicional ou R$ 44,90 em capa dura. A coleção da copa do Catar contará com 670 imagens dos jogadores e das 32 seleções participantes, além dos vencedores do passado. Aedição de 2022 conta ainda com 50 figurinhas especiais e 80 cromos extras, nas cores base, bronze, prata e ouro, que serão distribuídas aleatoriamente nos envelopes. A expectativa de vendas não é divulgada, mas se chegar perto do desempenho da Copa de 2014, será um sucesso. Em termos globais, a competição realizada no Brasil vendeu cerca de 100 milhões de cópias ao redor do mundo – sem contar o que dá dinheiro de verdade, as figuras coláveis. No Brasil, adultos e crianças tentam completar as coleções antes dos jogos e há sites para compra e venda de copas passadas, incluindo até a de 1970.
O detalhe salgado é que pacote de cromos custa o dobro do cobrado às vésperas do mundial de 2018, na Rússia. Desde 2006 até junho de 2022, a inflação pelo IPCA acumula alta por volta de 100%, enquanto as figurinhas estão 566% mais caros. Saíam por R$ 0,6 e hoje estão em R$ 4.
“Estamos com essa faixa de preço há dois anos. Além da inflação, o papel encareceu mundialmente. A apólice com a Fifa [o produto é licenciado] também determina que o preço seja o mesmo em toda a América Latina”, diz Carolina Motta, gerente de marketing da editora Panini Brasil, que produz os álbuns desde a Copa de 1970. Segundo ela, o preço nas Américas corresponde a 70% do valor na Europa.
Para se adaptar a um mundo cada vez mais conectado, a editora publicará conteúdos extras no aplicativo My Panini (App store e Play Store). A plataforma permite interagir com versões virtuais e personalizar algumas figurinhas.
Valor pacote de figurinhas:
- 2006 – R$ 0,60
- 2010 – R$ 0,75
- 2014 – R$ 1,00
- 2018 – R$ 2,00
- 2022 – R$ 4,00
Expectativas de vendas
A Panini não abre números de resultados e projeções, mas tem boas expectativas para o Brasil com base na pré-venda pelo site. Numa sociedade cada vez mais conectada ao digital, a editora aposta na necessidade de relações reais após a pandemia para aumentar o interesse pelo material impresso. “A curva de vendas vai de agosto até novembro, com pico nos meses de setembro e outubro. As pessoas estão ávidas por esse momento de confraternização com a saída da pandemia e vamos instalar arenas e pontos de troca em shoppings para ajudar na interação e visibilidade do álbum”, diz Motta.