Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Duas horas de diversão: “Top Gun: Maverick”

Nesta semana que passou, o filme “Top Gun: Maverick” entrou na plataforma de streaming. Diversão garantida para todos. Logo que estreou nos cinemas, li uma crítica que reprovava o que seria um alto nível de testosterona ao longo da história, inclusive fazendo menção ao formato dos aviões apresentados na película.

Ocorre que, ao contrário da película original (“Top Gun – Ases Indomáveis”), esta história reflete os novos tempos de Hollywood e tem várias pitadas politicamente corretas. A primeira diz respeito ao número de atores negros. Na produção de 1986, havia apenas um ator preto com algum destaque (aquele que discute com Maverick – o papel de Tom Cruise – sobre um tiro que poderia ter sido dado em um combate de treinamento). Em 2022, as coisas são bem diferentes nesse quesito. Há vários atores negros – um deles, inclusive, fazendo o papel de almirante. Além disso, temos duas mulheres como parte do esquadrão de elite, escolhidas para o treinamento conduzido por Maverick (uma delas, com grande destaque). Não é só: nas estações de comando e radar, há várias representantes do sexo feminino, ao contrário do que acontecia no primeiro episódio da série.

Interessante como a abertura de 2022 é igual à de 1986: utiliza-se a mesma trilha sonora (“Top Gun Anthem” e “Danger Zone”) do filme original, com cenas de pouso e decolagens em um porta-aviões.

Um dos maiores sucessos da década de 1980, “Top Gun” não foi um projeto bem aceito pela Paramount. Apenas recebeu o sinal verde do estúdio depois que um dos produtores, Jerry Bruckenheimer, pressionou a diretoria para começar a filmar. Este filme criou uma fórmula seguida por Cruise durante alguns anos: seu personagem, no início, é um idiota, mas alguma coisa ruim acontece e ele vira uma pessoa legal. Há três películas que seguem essa receita, feitas em sequência “Cocktail”, “Rain Man” e “Dias de Trovão”.

Algumas curiosidades do filme original e de sua sequência:

+ O nome original do personagem de Tom Cruise era Evan Mitchell. Mas foi mudado em homenagem a Pete Pettigrew, um dos aviadores que prestou consultoria técnica ao filme. Ele pode ser visto na cena em que Kelly McGillis (Charlotte Blackwood) entra no bar em que estão Maverick e os outros pilotos. Pettigrew é o homem que acompanha McGillis.

+ Tim Robbins e Meg Ryan, que depois seriam grandes celebridades em Hollywood, fazem papéis menores no primeiro filme da série.

+ “Top Gun Anthem”, a peça instrumental que toca nos dois filmes é uma composição de Harold Faltermeyer (o tecladista que compôs o tema de “Beverly Hills Cop”), com solo de Steve Stevens (o guitarrista de Billy Idol).

+ No primeiro filme, é dito que Maverick teve um affair com Penny Benjamin, filha de um almirante. Esse personagem surge no segundo filme, interpretado por Jennifer Connelly.

+ Penny Benjamin dirige um Porsche 911, ano 1973; trata-se de uma homenagem ao carro de Charlie Blackwood na película de 1986, um Porsche 356, modelo lançado em 1958.

+ Todos os atores que fizeram papéis de pilotos tiveram de aprender a voar. Quase todas as cenas aéreas foram feitas para valer.

+ As tomadas aéreas da sequência foram filmadas com câmeras instaladas nos cockpits das aeronaves. Isso mostra as manobras de batalha aérea de forma espetacular e inédita.

+ O tema romântico de 1986 (“Take My Breath Away”, com a banda Berlin, produzida por Giorgio Moroder”) ganhou o Oscar, mas não é reprisado na sequência. Lady Gaga compôs e interpretou uma canção de amor que encerra o filme.

+ O avião Mustang da Segunda Guerra Mundial, que aparece em “Maverick”, é de Tom Cruise.

+ “Top Gun: Maverick” foi finalizado em 2020 e só não foi lançado naquele ano por conta da pandemia. Programado para 2021, seu lançamento também foi postergado por conta de uma segunda onda de Covid-19.

+ O ator Lewis Pullman, que faz o personagem Bob, é filho de Bill Pullman, conhecido por ter sido o presidente dos Estados Unidos no filme “Independence Day”.

+ No pacote de streaming de “Maverick”, há vários extras. Não perca o quadro em que Tom Cruise treina o apresentador James Corden para ser piloto de avião.

Então, ainda não assistiu? Aproveite o final de semana e passe duas horas divertidíssimas, que passarão mais rápido que um caça supersônico.

O vídeo de “”Top Gun Anthem”
Kenny Loggins, com Danger Zone

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.