Ainda que os líderes nas pesquisas possam desistir na última hora, anúncio do petista pressionou Bolsonaro a comparecer à Band no domingo
Primeiro colocado nas pesquisas, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou neste sábado (27) sua presença no primeiro embate televisivo entre seis dos concorrentes à Presidência, que será transmitido ao vivo neste domingo (28), a partir das 21h. Havia receio que o presidente Jair Bolsonaro desistisse, o que impediria o petista de confrontar seu principal oponente e esvaziaria a discussão. Mas na tarde deste sábado (27), o ministro a Casa Civil, Ciro Nogueira, confirmou que o presidente comparecerá.
Será a primeira vez que Lula e Bolsonaro se enfrentarão. No passado, quando Lula era o principal opositor de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso, Jair Bolsonaro era apenas um deputado federal do baixo clero legislativo. Quando o atual presidente ganhou musculatura, o petista já estava em baixa, investigado por casos de corrupção que o levaram à prisão e, depois, à libertação por erros na condução da Operação Lava-Jato.
Em entrevista ao programa “Pânico”, da Rádio Jovem Pan, na sexta-feira (26), Jair Bolsonaro havia afirmado, sem muita ênfase, que poderia comparecer. Ele deixou claro que havia razões para evitar o encontro. “Devo estar no domingo. Não estou batendo o martelo. Em um momento, achei que não devia ir, mas eu acho que vou. Vou ser fuzilado, vão atirar em mim o tempo todo”, disse. Neste sábado (27), em comício em Vitória da Conquista (BA), reforçou: “Não fugiremos de qualquer ambiente para defender os nossos interesses, que são os interesses de todos vocês”.
O encontro está marcado para ocorrer nos estudios da TV Bandeirantes em São Paulo. Foram convidados e confirmaram participação Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Felipe D’Ávila (Novo), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil). A transmissão será ao vivo pela Band e Cultura em TV aberta e pelo UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
O que MONEY REPORT publicou
- Tebet cria a candidatura da 4ª via
- Sem Bolsonaro, Lula também não deve ir a debate
- Vamos comparar as entrevistas de Bolsonaro e de Lula no JN
- Lula dá troco na Lava-Jato, admite corrupção e fala em pacificar a política
- Bolsonaro nega tudo ao ser pressionado – e jura respeitar urnas
- Ciro defende um vago liberalismo keynesiano