Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Conheça as regras para o embate de hoje, ao vivo na Band

O encontro entre os presidenciáveis começará às 21h e seguirá critérios para criar igualdade e direito de resposta

Com a confirmação da participação do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro duelo coletivo entre os candidatos à Presidência tem tudo para ser o primeiro grande evento da corrida eleitoral. Após as sabatinas com Bolsonaro, Ciro, Lula e Tebet no Jornal Nacional, esta semana, será o primeiro encontro entre Ciro Gomes, do PDT; Jair Bolsonaro, do PL; Luiz Felipe D’Ávila, do Novo; Luiz Inácio Lula da Silva, do PT; Simone Tebet, do MDB; e Soraya Thronicke, do União Brasil. O debate será transmitido ao vivo neste domingo (28), a partir das 21h, pela Band, com transmissão simultânea pela TV Cultura e, nas redes, pelo UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Em caso de segundo turno, os dois mais votados estão convidados para outro encontro em 9 de outubro. Em 29 de setembro está marcado um debate entre os candidatos à vice-presidência.

Primeiro bloco

O debate começará com todos os candidatos respondendo perguntas sobre seus programas de governo. Cada um dos seis convidados terá um minuto e meio. Será feita a mesma pergunta para cada dois candidatos, na ordem de posicionamento no estúdio, conforme sorteado na reunião entre os assessores dos presidenciáveis. A seguir, os candidatos se dirigir diretamente aos seus adversários. Pela ordem de sorteio, cada candidato terá um minuto para fazer a pergunta. O adversário escolhido terá até 4 minutos para administrar entre a resposta e a tréplica. Aquele que perguntou terá mais um minuto para a réplica. Todos perguntam e todos respondem. Os jornalistas Eduardo Oinegue e Adriana Araújo, ambos da Band, serão os mediadores dos dois primeiros blocos.

Segundo bloco

Seis jornalistas das empresas que organizam o debate (Band, UOL e TV Cultura) farão perguntas aos candidatos e escolherão quem deve comentar. Terão um minuto para a pergunta e um minuto para o comentário. O candidato que responder terá 4 minutos para dividir como quiser a resposta e a réplica. Todos respondem e todos comentam.

Terceiro bloco

O último bloco consistirá em um novo confronto direto entre os candidatos, sob mediação dos jornalistas Fabíola Cidral, do UOL, e Leão Serva, da TV Cultura. Cada um terá minuto para a pergunta, outro para a réplica e quatro minutos administrados entre resposta e tréplica. Na sequência, mais uma série de perguntas sobre os programas para todos os candidatos, também em ordem sorteada, com um minuto para a resposta. Será uma pergunta para cada dois candidatos. Logo após, cada um terá dois minutos para suas considerações finais. Em nome da igualdade de oportunidade, a será inversa ao início do debate.

Direito de resposta

O candidato que for atacado pessoalmente terá o direito de ser atendido. Ele precisa solicitar imediatamente após o término da declaração do suposto ofensor. O mediador submeterá a avaliação ao comitê formado por quatro jornalistas e um advogado. A resposta precisa ser dada ainda no mesmo bloco. O ofendido terá 45 segundos para responder diretamente ao adversário.

Todos na CNN

Nesta segunda-feira (29), a CNN Brasil fará a Supersemana de Eleições, que irá ao ar até a próxima sexta (2), com os seis principaiscandidatos à Presidência. Conduzido pelo jornalista William Waak, o programa “WW Especial: Presidenciáveis”, irá ao ar às 20h.

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM organizaram um novo debate entre os candidatos, previsto para ir ao ar ao vivo, no sábado, 24 de setembro.

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.