RIO DE JANEIRO (Reuters) – Com uma nova formação titular mais ofensiva, a seleção brasileira venceu a Áustria de forma convincente por 3 x 0 neste domingo, no último amistoso de preparação antes da Copa do Mundo, com gols de Gabriel Jesus, Neymar e Philippe Coutinho.
O técnico Tite optou por iniciar a partida em Viena com apenas dois jogadores de marcação no meio-campo, com Casemiro e Paulinho nessa função, e um quarteto de frente com Willian e os três autores dos gols brasileiros.
“Todos os jogos que a gente fez antes da Copa eram importantes, e hoje mais uma vez. A equipe da Áustria muito bem postada, a gente sabia que não seria fácil, mas a gente conseguiu jogar, envolver o time deles, e conseguimos uma vitória importante”, disse o atacante Gabriel Jesus à TV Globo em entrevista logo após a partida.
A formação mais ofensiva havia sido utilizada no segundo tempo da vitória por 2 x 0 sobre a Croácia no fim de semana passado, quando o Brasil jogou bem melhor do que na primeira etapa, em que tinha três volantes em campo. Fernadinho foi quem perdeu a posição.
Em sua primeira partida como titular após ter se recuperado de uma cirurgia no pé direito realizada no início de março, Neymar voltou a balançar as redes e a liderar o ataque brasileiro em campo, como fizera contra os croatas.
O camisa 10 também deu sinais de estar bem fisicamente, permanecendo em campo até os 38 minutos do segundo tempo, quando deu lugar a Douglas Costa, com a partida já resolvida e vários reservas em campo.
Outro destaque brasileiro foi Coutinho, que foi deslocado da ponta esquerda para o meio-campo com a nova formação. Além do gol, que fechou o placar da vitória brasileira, o jogador do Barcelona ainda acertou uma bola no travessão e teve pelo menos mais duas finalizações perigosas.
O primeiro gol brasileiro foi marcado por Gabriel Jesus, aos 35 minutos de jogo, aproveitando bola desviada pela zaga austríaca após chute de longe de Marcelo.
A desvantagem no placar levou os austríacos para o ataque no segundo tempo, o que abriu muitos espaços para o Brasil atacar.
Neymar fez o segundo do Brasil aos 18 minutos após lindo drible em zagueiro austríaco dentro da área, depois de receber excelente passe de Willian, e Coutinho fechou o placar da vitória sete minutos depois.
O amistoso contra a seleção da Áustria, que não se classificou para a Copa do Mundo mas que vinha de vitória por 2 x 1 sobre a Alemanha, foi o último jogo do Brasil antes de partir para a Rússia.
A seleção brasileira estreará no Mundial contra a Suíça em 17 de junho, e enfrentará também Costa Rica e Sérvia na primeira fase.
(Por Pedro Fonseca)