WASHINGTON (Reuters) – O principal conselheiro econômico da Casa Branca acusou neste domingo o primeiro-ministro canadense de trair o presidente Donald Trump com comunicados “polarizadores” sobre as políticas comerciais dos Estados Unidos que poderiam fazer o líder norte-americano parecer fraco às vésperas de uma reunião histórica com a Coreia do Norte.
Larry Kudlow, diretor do Conselho Econômico Nacional, atacou o primeiro ministro canadense Justin Trudeau chamando-o de “amador” e “juvenil” em uma entrevista coletiva cedida após Trump ter deixado a cúpula do G7 no sábado.
Os comentários de Trudeau, feitos após Trump ter deixado a reunião para ir para Cingapura para seu esperado encontro com o líder norte-coreano Kim Jong Un, enfureceram o presidente norte-americano.
Trump chamou Trudeau de “muito desonesto e fraco” pelo Twitter no sábado e então enviou Kudlow e o conselheiro comercial Peter Navarro para fixarem a mensagem nos noticiários de domingo de manhã em uma extraordinária agressão verbal a um aliado e vizinho tão próximo.
Os comentários de Trudeau levaram Trump a se retirar de um comunicado conjunto que representava um frágil consenso sobre a disputa comercial entre Washington e seus principais aliados, disse Kudlow.
“Ele deu uma entrevista coletiva e disse que os Estados Unidos são insultantes. Ele disse que o Canadá tem que se levantar e tomar uma postura. Ele diz que nós somos o problema com as tarifas. A parte não factual disso é que eles têm tarifas enormes”, disse Kudlow no programa “State of the Union”, na CNN.
“O negócio é o seguinte”, acrescentou. “Ele realmente nos apunhalou pelas costas”.
Em Quebec City no início de domingo, Trudeau se recusou a responder perguntas de repórteres sobre os resultados da conferência de dois dias em Quebec.
“Há um lugar especial no inferno para qualquer líder que tenta promover uma diplomacia de má fé com o presidente Donald J. Trump e ainda tenta apunhalá-lo pelas costas enquanto ele sai pela porta, e isso foi de má fé, o que Justin Trudeau fez com essa manobra de coletiva de imprensa, isso foi o que o fraco e desonesto Justin Trudeau fez”, disse Navarro no programa “Fox News Sunday”.
(Reportagem de Doina Chiacu e Sarah N. Lynch)