Em operação inédita, rede se apresenta como oportunidade baseada na economia real com as vendas nas estradas em alta
A rede de postos Monte Carlo é a primeira rede do setor varejista de combustíveis a entrar no mercado de capitais com R$ 130 milhões captados, no mês de agosto, por intermédio de um fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC) próprio, com assessoria da Captalys, empresa de soluções financeiras especializada em crédito.
Em um momento em que são fechados postos em todas as grandes cidades do Brasil, o Brasil bateu recorde na venda de combustíveisem 2021, totalizando 139,5 bilhões de litros, o maior volume de uma série histórica iniciada no ano 2000 pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O CFO da rede, Gustavo Prieto (à esquerda na imagem), explica que o setor está em expansão nas rodovias, o que exige capital, gestão e competitividade. As venda de diesel representa 70% da venda de uma unidade rodoviária, em média, e os volumes de comercialização no Brasil crescem, ano a ano, já que a logística brasileira depende do eixo rodoviário para transportar cargas e escoar a produção. “O mercado varejista de postos de combustível está em momento de consolidação no Brasil, como já aconteceu nos EUA e Europa, exigindo dos ‘players’ do mercado profissionalização, transparência e governança”, afirma.
Grandes marcas e malls
A decisão, de acordo com o CFO, foi tomada com base em estudos técnicos, após entender que seria o caminho ideal entre tantas opções disponíveis . “Este ano, nossa receita atinge o patamar de aproximadamente R$ 2,2 bilhões, com litragem mensal próxima de 50 milhões de litros. No próximo ano, nossa ideia é fazer uma nova oferta ao mercado, buscando investidores que enxergarão as vantagens e oportunidades deste setor.”
De acordo com o CEO da Monte Carlo, Eduardo Munhoz (à direita na imagem), a rede se posiciona agora entre as maiores do Brasil com 70 unidades rodoviárias e urbanas, na região Sudeste e Sul, representando as distribuidoras Raízen/Shell, Vibra energia/Petrobras e Ipiranga.
“Até 2024, nosso plano de expansão contempla novas unidades nas regiões Centro-oeste, Norte e Nordeste, sempre com um conceito inovador de negócio por meio de complexos rodoviários e malls urbanos nos postos, unindo importantes marcas renomadas, como Grupo Madero, Frango Assado, Pizza Hut, KFC, Grupo Pão de Açúcar, Bobs, Drogaria São Paulo, Droga Raia, entre outras, a um serviço de atendimento de excelência. O planejamento estratégico da rede prevê até 2024 um faturamento superior a R$ 5 bilhões, com projeção de cerca de 700 milhões de litros de combustível comercializados por ano e 100 unidades em operação”, afirma.
“De forma geral, o mercado financeiro está muito afastado das empresas que estão promovendo e apoiando a economia real. Ao trazer investidores para o seu segmento, o Grupo Monte Carlo promoveu uma quebra de paradigma”, diz André Pina, sócio-diretor da Captalys, que assessorou a operação.