Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Justiça ordena que Zambelli exclua ofensas contra Vera Magalhães

Deputada terá que remover frase de Bolsonaro com ataques e fake news sobre estupro da então ministra Damares Alves

A Justiça de São Paulo obrigou a deputada federal Carla Zambelli (PL) a apagar duas publicações que fez em seu Twitter com ofensas e fake news contra a jornalista Vera Magalhães. A sentença é de sábado (17), mas ainda cabe recurso contra a decisão. “Vera, você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro, deve ter alguma paixão por mim”, escreveu a deputada em sua conta na rede social, em 28 de agosto, atribuindo a declaração ao presidente Jair Bolsonaro (PL). A frase acima se baseou em ofensas que Bolsonaro havia dito a Vera durante o debate dos candidatos à Presidência, no mês passado, na Band.

Na ocasião, após a jornalista fazer uma pergunta sobre vacinação contra covid aos presidenciáveis, Bolsonaro disse: “Vera, não podia esperar outra coisa de você. Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido num debate como esse, fazer acusações mentirosas ao meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro”.

Na decisão, o juiz Paulo Rogério Santos Pinheiro, da 43ª Vara Cível, ratifica os ataques. “Em cognição sumária, a primeira publicação impugnada, que reproduz trecho da fala de autoridade em um debate político, parece ultrapassar os limites da liberdade de informação e manifestação do pensamento, mesmo que se considere a possibilidade de críticas acaloradas próprias do debate político e ideológico, sobretudo em tempos de polarização política. É o que se verifica quando se acusa uma jornalista de ser uma vergonha para o jornalismo brasileiro”, pontuou o magistrado.

Em nota, a deputada afirmou que a decisão foi tomada sem que a ela fosse ouvida e sem levar em consideração a imunidade parlamentar, garantida pelo artigo 53º da Constituição Federal. Outra declaração que Zambelli terá que remover é a que fez contra Vera ao escrever que a jornalista riu e debochou da então ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, sobre um caso de estupro que ela sofreu. Atualmente, a ministra é candidata ao Senado (Republicanos-DF).

A deputada publicou um vídeo comentado pela jornalista na rádio Jovem Pan após a ministra afirmar que viu a imagem de Cristo em uma goiabeira. A declaração foi filmada durante um culto evangélico. Damares não mencionou na ocasião ter sido vítima de violência sexual na infância nem que a visão a impediu de cometer suicídio.

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.