MONEY REPORT escolheu como Imagem da Semana o chá de revelação que ganhou destaque ecologicamente negativo nas redes sociais. O evento ocorreu no domingo (25), em uma cachoeira do rio Queima-Pé, no município de Tangará da Serra, no Mato Grosso. Na hora de anunciar aos parentes e amigos o gênero da criança que o casal promotor da festa aguarda, eles tingiram as águas com um forte corante azul para contar que um menino está chegando, Ninguém pareceu notar a poluição despejada dentro de um rio limpo que corta uma propriedade particular.
Vídeos do momento em que a água contaminada desce pelas pedras provocando espuma teriam sido publicados por convidados e, diante das críticas, deletados em seguida. Só que cópias passaram a circular na internet, alertando as autoridades ambientais. Além da substância que tingiu a água, fumaça também foi usada.
Uma nota da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema-MT) informou que um dos responsáveis pela celebração poluidora atribui a ideia a familiares do casal. Os proprietários da área devem ser notificados pela Sema para que identifiquem os causadores do crime ambiental. Além da sujeira, outros danos, como mortandade de peixes, também serão investigados.
Confira o momento: