Com o término, os líderes chineses Baidu e Alibaba ampliam ainda mais suas influências no mercado
O Google anunciou que o Tradutor não funcionará mais na região continental da China. De acordo com a gigante das buscas, devido ao “baixo uso” do público chinês, não faz sentido para a empresa manter o site do Google Tradutor ativo na China Continental.
Os usuários da região que tentarem acessar o antigo domínio do Google Tradutor serão levados para a versão da plataforma em Hong Kong. No entanto, vale lembrar que essa versão do tradutor não pode ser acessada normalmente na China continental por conta dos decretos governamentais locais que impedem o domínio de grandes empresas estrangeiras.
Com o encerramento do Google Tradutor, os líderes Baidu e Alibaba mostram que empresas locais continuam tendo muito poder sobre o público chinês. No entanto, serviços de terceiros que utilizam a base do Google ainda não comunicaram para qual mecanismo devem migrar.
Ocidente saindo da China
A descontinuação do serviço era algo esperado, pois o aplicativo para dispositivos móveis já havia sido encerrado em 2021. Vale lembrar que o recurso de busca do Google deixou a China em 2010. Logo em seguida, Google Maps e Gmail também receberam o machado no país. O Google Tradutor era uma das últimas ferramentas presentes no país, o próprio buscador deixou o local em 2010.
Em 2018, alguns burburinhos afirmavam que o Google estava trabalhando em uma versão de seu buscador que respeitaria as censuras do governo chinês. Contudo, acabou desistindo dos planos por causa das reações contrárias de seus funcionários. Aparentemente, muitos afirmavam que isso tornaria a empresa uma cúmplice da opressão do país asiático.
Vale destacar que em 2021, Yahoo e LinkedIn interromperam por completo suas investidas na região. As razões são as mesmas de sempre: “dificuldades de ambiente para as operações”. Essas marcas se juntam a Google, Nike, Mercedes Benz, Ebay e muitas outras na lista de fracassos dentro do território chinês.