É uma invenção do século passado que continua entre nós. Quando uma empresa recebia muitos telegramas ou mensagens de telex (meios analógicos de comunicação envolvendo sinais de rádio ou cabos), os gestores dos correios davam a essa companhia um nome baseado em sua razão social, para que os operadores não perdessem seu tempo digitando destinatário e endereço.
Dessa forma, a Tokyo Shibaura Denki, fabricante japonesa de eletrônicos, virou “Toshiba” no mundo dos telégrafos. O endereço eletrônico acabou se transformando em marca mundial e está disseminado em todo o planeta.
A International Criminal Police Organization tem uma história similar. Um organismo mundial criado para facilitar a cooperação entre as polícias de todo o mundo, acabou adotando o seu endereço telegráfico em lugar do nome por extenso: Interpol.
Mais um exemplo? Uma das instituições mais antigas no combate à fome, o Oxford Committe for Famine Relief (Comitê de Oxford para Alívio da Fome) tornou-se uma iniciativa internacional e, na década de 1960, adotou como marca seu endereço telegráfico: Oxfam.
No Brasil, há inúmeros exemplos. Mas um salta aos olhos: a Agência Auxiliar de Turismo, fundada pelo empresário Aldo Leone, tinha outro nome entre os operadores de telégrafo (Agaxtur). E foi assim que a empresa acabou rebatizada e é conhecida até hoje.
Muitos bancos caminharam pela mesma trilha. Entre os atuais, temos o Banco Brasileiro de Descontos – ou simplesmente Bradesco. Outras instituições financeiras que já desapareceram também utilizaram o mesmo expediente: Banco do Comércio e Indústria de São Paulo virou Comind; o Banco Mercantil e Industrial ganhou a alcunha de Bamerindus; o Banque Française et Italienne pour L’Amérique du Sud se transformou em Sudameris.
Os mais curiosos sobre o tema, no entanto, não conseguem encontrar – por mais que procurem na internet ou nos arquivos da Febraban – uma dúvida que os assola há anos: qual seria o endereço telegráfico da instituição financeira controlada até 2002 pelas famílias Zarzur e Fakhoury, o Banco Mercantil de Descontos?
Uma resposta
O Banco Mercantil de Descontos tinha o endereço telegráfico Merdesco.