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Marcas esquecem deficiências; fundos verdes falsos; demanda por energia limpa

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios

Mulheres com deficiência não se sentem representadas por marcas

O Brasil tem 17,3 milhões de pessoas com alguma deficiência ou limitação física, de acordo com o censo do IBGE realizado em 2019. E, apesar de integrarem um mercado que movimenta R$ 22 bilhões, essas consumidoras ainda são pouco visadas pelas campanhas publicitárias. Pensando nisto, a marca de moda Dakota lança uma pesquisa para entender às demandas e potencialidades desse mercado. Na pesquisa conduzida pela Agência Bistrô na plataforma MindMiners, foram ouvidas 200 mulheres maiores de 18 anos de todas as classes sociais do país. O levantamento revela que 61% das respondentes acreditam que as marcas não oferecem produtos para mulheres com deficiência de forma eficaz. Outros dados: 48% delas já deixaram de comprar em uma loja física por causa da falta de acessibilidade; 17,82% disseram sentir falta de etiquetas ou sinalização em braile nas lojas.

70% dos fundos verdes são de fachada

Um em cada sete fundos classificados como sustentáveis ​​tem uma intensidade de emissões de carbono maior que a média em todos os fundos de investimento, e nenhum fundo marcado pelo cuidado com a questão climática tem uma carteira totalmente alinhada com a meta do Acordo de Paris, mostrou um estudo. A informação é a plataforma de dados de sustentabilidade e tecnologia ESG Book. Dos 515 fundos climáticos e ESG analisados, 73 mostraram uma taxa de emissões acima da média. Motivados pelos trilhões de dólares de investidores hoje vagando mundo afora em busca de negócios com perfil ESG para apostar suas fichas, muitos desses fundos têm nitidamente forçado a barra para serem admitidos neste clube ainda seleto.

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Europa aprova USB-C padrão em celulares

Em votação, o Parlamento Europeu aprovou a legislação que estabelece a porta USB-C como padrão para recarga de celulares e outros dispositivos móveis. Válidas para todos os 27 países da União Europeia, as novas regras devem entrar em vigor até o final de 2024. A padronização visa diminuir a quantidade de cabos e carregadores em circulação, o que deve contribuir para a redução do lixo eletrônico. Com base nisso, o usuário que trocar de celular poderá manter o carregador anterior, afinal, tanto o antigo quanto o novo seguirão o padrão USB-C.

Spotify compra startup de detecção de conteúdo nocivo

O Spotify adquiriu a Kinzen, startup irlandesa de detecção de conteúdo nocivo, que desde 2020 é sua parceira na análise de conteúdo danosos e discursos de ódio em podcasts. A compra é parte das ações que o canal de streaming de áudio toma para combater desinformação e ameaças. O valor da negociação, no entanto, não foi divulgado. A Kinzen se vale de inteligência artificial para detectar violações de políticas, conteúdo ofensivo e ameaças emergentes.

58% dos brasileiros que vão comprar carro querem um elétrico

Os modelos elétricos ou híbridos se tornaram objetos de desejo para a maioria dos brasileiros. Entre os que pretendem comprar um carro novo, 58% almejam tais modelos. O perfil desse público é composto, em sua maioria (57%), de mulheres de maior renda e escolaridade que estão no mercado de trabalho. A conclusão é da Pesquisa Quantitativa de Intenção de Compra de Carros Elétricos/Híbridos, da Tupinambá Energia, startup que administra pontos de abastecimento de carros elétricos. O levantamento coletou dados de pessoas que declararam ter vontade de trocar de veículo nos próximos 3 anos.

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Solar e eólica lideram aumento da geração de energia

Em 2023, mais de 90% do aumento previsto da geração de energia no Brasil virá de fontes solar e eólica, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Juntas, essas matrizes responderão por 10,97 gigawatts (GW) de um total estimado em 12,14 gigawatts. Um conjunto de fatores puxa a expansão. Além da entrega de potência contratada em leilões passados, a demanda por energia mais barata e limpa impulsiona o avanço e atrai grupos estrangeiros. Em 2022, essas fontes devem abocanhar dois terços da nova potência operada, com 3,73 GW de 5,65 GW ao todo. De um ano para o outro, a potência adicionada por parques eólicos crescerá 2,3 vezes, com mais 4,58 GW. Já em usinas fotovoltaicas, o acréscimo será 3,5 vezes maior que neste 2022, com 6,38 GW

Maersk compra seis navios a metanol verde

Empresa dinamarquesa que atua no setor de logística e transporte marítimo, a Maersk anunciou nesta terça-feira (5) que adquiriu seis navios movidos a metanol verde construídos pela Hyundai Heavy Industries. As embarcações devem ser entregues até 2025 e terão a capacidade conjunta para 17 mil contêineres. Os novos integrantes da frota fazem parte da meta da empresa de zerar suas emissões de carbono até 2040. Os contentores navegarão sob a bandeira da Dinamarca e juntos devem reduzir anualmente em 800 mil toneladas as emissões de CO2 (dióxido de carbono) se fossem substituídos por navios a diesel.

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