A estimativa é 7,9% maior do que os valores registrados na edição de 1018, na Rússia
A Copa do Mundo irá ocorrer entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o campeonato irá movimentar R$ 1,48 bilhão em vendas no comércio e serviços. A estimativa é 7,9% maior do que os valores registrados na última edição da Copa do Mundo, em 2018, que ocorreu na Rússia e movimentou R$ 1,37 bilhão.
O levantamento realizado pela Confederação destaca ainda que, apesar de a taxa média de juros das operações com recursos livres aos consumidores estar mais elevada agora, de 53,93% ao ano, do que em abril de 2018, quando era de 56,27% ao ano, a taxa de câmbio do dólar em relação ao real variou negativamente 7,8% desde o início do ano.
José Roberto Tadros, presidente da CNC, aponta este como um dos fatores que explicam a projeção conservadora sobre o volume de vendas. “A Copa do Mundo vem depois de um período de pandemia que trouxe reflexos profundos ao varejo, que está retomando os volumes de venda e, nesse sentido, esse crescimento deve ser comemorado”, afirma o presidente.
Demanda de televisões
Segundo o levantamento da CNC, a importação de smarts TV quase triplicou em setembro deste ano, em relação à 2021. Além disso, houve um aumento de 6,7% nas buscas pelos televisores em lojas online em comparação com agosto. Antes do campeonato de 2014, realizado no Brasil, as buscas foram 6,3% maiores e, em 2018, cresceram 5,3%.
Segundo Fabio Bentes, economista da CNC responsável pela apuração, um dos fatores que justificam este aumento é que os consumidores pensam em aproveitar a queda dos preços desses equipamentos que, segundo o IPCA, reduziram 3,2% de janeiro a agosto deste ano.
“A busca na internet costuma acelerar três meses antes do Mundial e, neste ano, como o campeonato será realizado a menos de uma semana da Black Friday, as compras devem ocorrer mais perto do próprio evento”, avalia Bentes.
A CNC aponta que os preços das TVs entre 40” e 49” caíram 5,8% de abril deste ano até agora, passando de R$ 1.963 para R$ 1.849, em média. Uma redução um pouco menos expressiva também é observada nas TVs com telas até 39”: 4,8% menor (R$ 1.103 contra R$ 1.159). Apenas os modelos com telas superiores a 50” apresentaram aumento, de R$ 2.413 em abril para R$ 2.526 em setembro, o que representa 4,7% a mais.
No terceiro trimestre deste ano, a importação de smart TVs mais que triplicou em relação ao mesmo período do ano passado – foram U$ 2,41 milhões. “O varejo está investindo na Copa do Mundo, e este é um fenômeno típico desse tipo de momento”, destaca Bentes.
O que MONEY REPORT publicou