Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
Brasileiras estavam entre indicadas a prêmio da ONU Mulheres
Quatro brasileiras estão entre as 32 indicadas ao prêmio Rise and Raise Others (“Uma Sobe e Puxa Outra”, em tradução livre), concedido pela ONU Mulheres EUA a profissionais que trabalham para empoderar outras mulheres e meninas em diversos setores. A escolha das premiadas leva em conta os 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pelas Nações Unidas. As brasileiras indicadas foram a advogada Marienne Coutinho (imagem), sócia da consultoria KPMG e cofundadora do Conselheiras; a empreendedora social Carmela Borst, fundadora da startup de impacto social SoulCode; Regina Markus, pesquisadora e Professora Emérita do Instituto de Ciências Biológicas da USP; e a ativista e educadora Carolina Videira, fundadora da Turma do Jiló.
Emissão de gases de efeito estufa pode aumentar 10,6% até 2030
Se os países cumprirem seus atuais compromissos climáticos, as emissões globais de gases de efeito estufa aumentarão 10,6% até 2030 em comparação com os níveis de 2010. Os dados foram apresentados em um relatório das Nações Unidas (ONU), divulgado na quarta-feira (26). O Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas diz que uma redução de 43% nas emissões até 2030 seria necessária para limitar o aquecimento a 1,5 graus Celsius acima das temperaturas pré-industriais. Com a expectativa de que os líderes mundiais se reúnam em Sharm el-Sheikh, no Egito, para a cúpula climática da COP27, a partir de 6 de novembro, especialistas disseram que mais ações são necessárias com urgência.
_________________________________________
_________________________________________
“Temos energia barata e conta de luz cara”, afirma ministro de Minas e Energia
MONEY TALKS recebeu o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, para falar sobre os desafios da gestão no atual governo, a situação dos setores pelos quais é responsável e o sistema de formação dos preços de combustíveis. “Nós podemos atuar reduzindo tributos, mas não mexendo diretamente nos preços”, avisou. Defensor da implantação de energia limpa e barata e que, acima de tudo, priorize o usuário, ele defende a abertura de mercado visando uma maior competição nesse setor. Sobre a mineração, trouxe algumas explicações para o fato de o mercado ser tão restritivo no país, com apenas oito grandes empresas com ações negociadas na bolsa de valores.
Energia solar ultrapassa R$ 108 bi em investimentos
O Brasil ultrapassou uma nova marca: a de 21,1 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte solar fotovoltaica, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos, o equivalente a 10,5% da matriz elétrica do país. Segundo dados divulgados na quarta-feira (26) pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), de janeiro ao início de outubro deste ano, a energia solar cresceu 52,2%, saltando de 13,8 GW para 21,1 GW. E, nos últimos 120 dias, o ritmo de crescimento tem sido praticamente de um GW por mês, o que coloca a fonte na terceira posição da matriz elétrica brasileira (julho: 16,4 GW, agosto: 17,5 GW, setembro: 18,6 GW, outubro: 21,1 GW).
Demanda de veículos elétricos na China pode afetar petróleo
Os veículos comerciais elétricos estão se tornando cada vez mais populares em muitos lugares ao redor do mundo, especialmente em entregas urbanas mais curtas, e a China não é exceção. De acordo com relatório divulgado pela Bloomberg, as vendas de veículos comerciais leves movidos a baterias aumentaram de menos de 1% em 2020 para cerca de 10% em todas as vendas do segmento este ano, e isso pode começar a ter um impacto na demanda global de petróleo. E a tendência é o crescimento.
_____________________________
_____________________________
Archer Aviation planeja construir 250 táxis aéreos em 2025
A Archer Aviation informou que pretende fabricar cerca de 250 táxis aéreos elétricos a bateria em 2025 e aumentar a produção nos anos seguintes, após estabelecer a meta de certificar suas aeronaves até o final de 2024. “Em nosso primeiro ano, construiremos 250 aeronaves, nosso segundo ano construirá 500 aeronaves, nosso terceiro ano construirá 650 aeronaves e depois aumentaremos para cerca de 2 mil aeronaves por ano”, disse o CEO Adam Goldstein à Reuters em entrevista. O setor, apoiado por pesos pesados industriais como Toyota Motor Corp e Delta Air Lines, ainda enfrenta desafios significativos relacionados à certificação, desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de tráfego aéreo adequado e melhorias na tecnologia de baterias, entre outros.
Exame: equipes equilibradas em gênero trabalham melhor
Atualmente, a ciência é um esporte em equipe. Equipes científicas com mais integrantes se tornaram muito mais comuns nos últimos 50 anos. Essas equipes maiores superam as menores, produzindo pesquisas mais citadas por outros estudiosos. Essa foi a principal descoberta de um artigo de 2007 de Brian Uzzi, professor de administração e organizações da Kellogg School, e Benjamin Jones, professor de estratégia. Agora, os pesquisadores examinam não apenas para o tamanho de uma equipe, mas também a sua composição. Em novas pesquisas, Uzzi e Jones descobriram que é importante haver uma variedade de gênero nas equipes. Segundo o artigo, de coautoria de Yang Yang da University of Notre Dame, Yuan Tian da New York University e Teresa Woodruff da Michigan State University, as equipes de gênero misto produzem pesquisas científicas mais inovadoras e impactantes do que as equipes compostas apenas de homens ou apenas de mulheres.