SP registra alta nos testes positivos de farmácia
Na última semana de outubro houve um crescimento nos resultados positivos para covid-19 nos testes vendidos em farmácias no estado de São Paulo. A média saltou de 6% na primeira semana de outubro para 15,5% na última. Os dados são do Infotracker, plataforma desenvolvida pela USP e pela UNESP. O resultado tem reflexo nas internações no estado, que aumentaram 32,2% nos últimos 14 dias. Já a necessidade de UTI subiu 36,4%.
Brasil confirma quase 7 mil casos de coronavírus em 24 horas
Em 3 de novembro o Brasil registrou 6.971 casos de covid e com 39 mortes em decorrência do vírus. O país registrou, desde o início da pandemia, 34.846.308 casos confirmados e 688.267 vítimas fatais.
Brasil em alerta com o exterior
A nova onda de covid-19 que avança na Ásia, nos Estados Unidos e na Europa acendeu o alerta entre infectologistas e virologistas no Brasil. Já é possível observar um leve aumento de casos em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Amazonas. Especialistas dizem que é preciso monitorar o surgimento de novas variantes e a reverter a redução da procura pelo reforço vacinal.
Saúde recebe 1 milhão de doses de vacina
O Ministério da Saúde informou na quinta-feira (3) que recebeu, na última semana, 1 milhão de doses de vacina contra a covid-19 destinadas para crianças de seis meses a menores de 3 anos de idade com comorbidades. Segundo a pasta, a distribuição aos estados está previsto para a próxima semana. Em outubro, a pasta liberou a aplicação de vacinas da Pfizer em crianças de 6 meses a 4 anos de idade que tivessem comorbidades. A ampliação de uso da vacina da Pfizer para imunizar crianças nessa faixa etária foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro.
Aumentam casos de SRAG em crianças de até 4 anos
As síndromes respiratórias problemáticas em crianças até 4 anos apresentam tendência de alta, segundo o Boletim InfoGripe, divulgado nesta sexta-feira (4) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A pesquisa monitora os casos de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG), quando gripes evoluem e causam hospitalizações. De acordo com o levantamento, os casos associados ao vírus sincicial respiratório (VSR) aumentaram na faixa etária nas últimas quatro semanas, superando o SARS-CoV-2, o vírus da covid.
Fiocruz Amazônia confirma subvariante BQ.1 da ômicron
A Fiocruz Amazônia informou que sequenciou no final de outubro a BQ.1, subvariante da ômicron que provoca o aumento de casos de covid nos Estados Unidos e na Europa. A subvariante possui possui mutações que a ajudam a contornar a resposta imunológica do corpo humano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a BQ.1 já foi encontrada em 65 países. Pesquisadores, no entanto, ressaltam que não há motivo para desespero, pois os casos não são graves.
Mortes por álcool aumentaram 30% nos EUA em 2020
A taxa de mortes que podem ser diretamente atribuídas ao abuso de álcool aumentaram quase 30% nos Estados Unidos UA durante o primeiro ano da pandemia de covid. Os dados são do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Em 2020 houve elevação de 26%, com 13 vítimas fatais por grupo de 100 mil americanos. Para cada mulher houve 2,5 homens mortos, em sua maioria dos 55 aos 65 anos. Em outras faixas etárias também houve salto. A mais acentuada atingiu mulheres de 35 a 44 anos, com expansão de 42%.
Pesquisa indica baixa vacinação
Entrevistas com gente de mais de 50 anos de idade em nove países, incluindo o Brasil, indica que, apesar de preocupadas com a saúde, nem sempre os adultos mais velhos buscam as vacinas disponíveis para se protegerem. Ainda que a adesão dos entrevistados à vacina contra a covid seja considerada positiva: 88% receberam ao menos uma dose do imunizante, quando outras vacinas são consideradas, esse índice cai substancialmente. Entre os que responderam ao questionário online, somente 56% receberam a vacina da gripe alguma vez nos últimos 5 anos. O percentual de entrevistados que tomou a vacina contra a pneumonia foi de apenas 14% e os que se imunizaram contra a herpes zoster chega a apenas 10%.
Coronavírus segue em disseminação na China desde maio
Neste domingo (6) foram registrados 4.420 casos de coronavírus na China, o maior número de infecções diárias desde 6 de maio de 2022. O aumento surge um dia após o governo manter o compromisso com o controle sanitário, o que inclui bloqueios de bairros e cidades para conter a doença.