Companhia quer ampliar logística reversa de pneus pós-consumo, com objetivo da substituição energética
A Ambipar anunciou a aquisição do controle acionário da Green Tire Ambiental. A negociação atende a divisão de Gestão e Valorização de Resíduos, braço do grupo voltado para a transformação dessas matérias em energia. Com a compra, a Ambipar torna-se parceira da Magnum Tires, líder em importação e distribuição de pneus e câmaras de ar no Brasil.
A aquisição da Green Tire Ambiental fortalece os processos da logística reversa de pneus inservíveis, com o propósito da substituição energética, realizado por meio do coprocessamento em fornos de cimenteiras, que substituem o coque de petróleo. Por intermédio metodologias e tecnologias específicas, pautadas na agenda ESG, como economia circular e descarbonização, este processo prevê a diminuição de emissões de CO₂, o atendimento à legislação ambiental, bem como sua rastreabilidade, garantindo aos fabricantes e revendedores de pneus o Certificado de Destinação.
“Esta aquisição permite à companhia expandir sua presença na região nordeste, tendo como foco a logística reversa, além de aumentar a oferta de soluções para o gerenciamento total de resíduos. Desta forma também contribuímos com o plano estratégico de crescimento da empresa que está aderente ao propósito de promover a economia circular com maior presença geográfica”, afirmou o diretor da Ambipar Nordeste, Hugo Camboim Ferreira da Costa.
Para o funcionamento da operação reversa de pneus inservíveis, a Ambipar tem todos os procedimentos gerenciados por um software de gestão de resíduos, constituído de sete etapas: rastreamento, coleta e pesagem, centralização e padronização, geração de relatórios, controle dos documentos, geração de MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos) e cadastro de CDF (Certificado de Destinação Final do Resíduo).
O tratamento é realizado por meio da trituração e coprocessamento em fornos de clínquer dos pneumáticos inservíveis em todas as regiões de atuação. O coprocessamento garante o completo atendimento a PNRS, CONAMA 416 e a Instrução Normativa N°9 do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) nos quesitos de tratamento de pneumáticos inservíveis.