Petistas da velha guarda voltam à cena: Marta Suplicy, Paulo Okamoto e Franklin Martins
A equipe de transição do presidente eleito Lula teve seus novos membros revelados p0or um descuido. O jornal O Estado de S.Paulo publicou uma foto com a lista dos prováveis integrantes, muitos da velha dos governos era petistas. O documento estava nas mãos do vice de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), durante uma entrevista coletiva e foi fotografado.
Entre outros nomes, o time do PT inclui Marta Suplicy, ex-petista e atual secretária de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, e Franklin Martins, ex-ministro das Comunicações e responsável pelo projeto de regulamentação da mídia em 2010,
Outros não filiados, mas que já estiveram com próximos da sigla também estão na lista, como Eugênio Aragão, ex-procurador e ex-ministro da Justiça de Dilma Rousseff, e o general da reserva Gonçalves Dias, ex-chefe da segurança de Lula, que deve cuidar de uma área sensível para o governo: a inteligência. O setor envolve tanto o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e quanto a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), ficaria no no Turismo.
Estão previstas as nomeações de Manoel Caetano, Marco Aurélio e Eugênio Aragão para atuar no tema de “integridade e controle”, em apoio ao Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU) e a Procuradoria-Geral da União (PGR). Esta área prevê ainda a participação de Jorge Messias, conhecido como “Bessias”, cotado para ser chefe da Advocacia-Geral da União (AGU).
O documento informa que devem ser chamados para a transição o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamato, e Marcio Macedo. Mais tarde, Alckmin confirmou oficialmente Guido Mantega para a área de Planejamento, Orçamento e Gestão.
O que MONEY REPORT publicou
- Alckmin anuncia parte da equipe de transição
- Exame: o custo da PEC de Transição e o futuro fiscal do Brasil
- Os 9 desafios que Lula precisa trabalhar na transição
- Bolsonaro chama Lula de ‘usurpador’ por participação na COP27
- Ibovespa subiu 3,16% e dólar caiu 4,49% após vitória de Lula
- André Lara Resende aceita fazer parte de equipe de transição de Lula
- Empresários pedem para Lula a manutenção da reforma trabalhista
- Podcast: Lula III; intervenção (?); orçamento discreto
- Dólar despenca após vitória de Lula
- O que significa a eleição de Lula para o Brasil
- Lula prega harmonia e descarta revanchismo