Ex-presidente deve disputar o cargo pela terceira vez consecutiva, após ter vencido em 2016 e perdido a tentativa à reeleição em 2020
O republicano Donald Trump anunciou nesta terça-feira (15) que disputará a Presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2024, no que será sua terceira tentativa consecutiva de chegar ao cargo. Vencedor nas eleições de 2016, o empresário foi derrotado pelo atual presidente, Joe Biden, em sua campanha de reeleição dois anos atrás.
Para conseguir a nomeação novamente, Trump terá que enfrentar adversários de seu partido nas prévias republicanas, marcadas para primeiro semestre de 2024. Elas ocorrerão nos 50 estados, na capital Washington e em outros cinco territórios norte-americanos pelo mundo, definindo o candidato que disputará as eleições presidenciais, em novembro.
Em discurso que durou pouco mais de uma hora, Trump discursou para centenas de apoiadores, em um salão decorado com bandeiras norte-americanas. “Para tornar a América grande novamente, estou anunciando esta noite minha candidatura à Presidência dos Estados Unidos”, afirmou Trump à multidão que incluía familiares, doadores e ex-autoridades.
Ele evitou os xingamentos que marcaram outras aparições públicas, optando por uma crítica à Presidência de Biden e uma revisão do que disse serem as conquistas políticas de seu próprio período no cargo. “Dois anos atrás, éramos uma grande nação e logo seremos novamente”, afirmou.
Embora tenha atacado o processo eleitoral dos EUA, Trump não usou o discurso para retomar suas falsas alegações de fraude eleitoral em massa em 2020 e não mencionou a tentativa violenta de seus apoiadores, em 6 de janeiro de 2021, de impedir o Congresso de certificar a vitória de Biden.
O anúncio de Trump chega mais cedo do que o normal, mesmo em um país conhecido por campanhas presidenciais prolongadas, e sinaliza seu interesse em desencorajar outros possíveis candidatos, como o governador da Flórida, Ron DeSantis, ou seu próprio ex-vice-presidente, Mike Pence, de tentar a indicação do Partido Republicano.