Outros 33% dizem já ter ouvido falar, mas “não sabem do que se trata”; Brasil é o 4º país mais familiarizado com o evento
Pesquisa Kantar, intitulada “COP 27 – opinião pública e implicações para as marcas”, mostra que os brasileiros estão entre os que mais conhecem a COP27 (27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas). De acordo com o relatório, 44% afirmam entender a respeito da conferência; outros 33% dizem já ter ouvido falar, mas “não sabem do que se trata”. O resto nega conhecer.
A pesquisa ouviu 4.800 pessoas de 2 a 6 de novembro em 12 países: Egito, EUA, Reino Unido, Espanha, Itália, Índia, Alemanha, França, Colômbia, China, Brasil e Austrália. Em todo o mundo, duas em cada 3 pessoas tem conhecimento vago acerca da COP27. No entanto, a compreensão aprofundada a respeito do evento está limitada a 1/3 da população global.
O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking dos mais familiarizados com a conferência. Está atrás de China (54%), Reino Unido (51%) e Índia (45%). Os brasileiros também se mostram mais otimistas do que o restante do mundo. Enquanto apenas 22% globalmente acreditam que a COP27 conseguirá avanços importantes para a questão do clima no planeta, esta porcentagem sobe para 42% no Brasil.
86% da população global concorda que “há necessidade de ações urgentes para enfrentar as mudanças climáticas”; no Brasil, esse total é de 92%. Para a opinião pública, as promessas climáticas feitas por empresas no geral não são suficientes para o problema em questão: 76% do mundo acredita que os planos das companhias precisam ser mais ambiciosos; no Brasil, 84% compartilham da afirmação.