O recurso será lançado primeiro no Brasil e usado para compras e localização de pequenas empresas
Dona do Facebook, a Meta anunciou nesta quinta-feira (17) uma nova atualização para a sua plataforma WhatsApp que permitirá que as pessoas possam encontrar, enviar mensagens e comprar de empresas através do aplicativo de mensagens. O recurso será lançado primeiro no Brasil e usado para localizar pequenas empresas.
A atualização também será divulgada em outros países como a Indonésia, México, Colômbia e Reino Unido, onde as empresas podem ser encontradas através do WhatsApp Business.
Segundo o anúncio, a ideia é facilitar a busca das pessoas por empresas através de categorias, como viagens ou serviços bancários, e pesquisar por nome para encontrar, evitando que as pessoas tenham que encontrar números de telefone em sites ou procurar um em sua lista de contatos.
Anteriormente, os usuários precisavam adicionar um número de telefone aos seus contatos ou clicar em um link em uma plataforma separada para abrir um chat com uma empresa. A Meta começou a testar a busca em São Paulo no ano passado.
Crise
Impulsionar as mensagens corporativas assumiu maior urgência em 2022, já que o negócio de publicidade da Meta, seu principal, estagnou. A empresa experimentou sua primeira queda anual de receita e na semana passada demitiu 11 mil funcionários.
Apesar da popularidade do WhatsApp e de seu preço de aquisição de US$ 22 bilhões em 2014, até o momento o aplicativo contribuiu com apenas uma parcela pequena para a receita total da Meta.