DrMep teve apoio da Capri Venture para planejamento, networking e difusão da oferta no mercado
Na rua, nos parques e nas janelas, é fácil ver pessoas com seus cachorros, gatos e passarinhos. Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), o país é o terceiro do mundo em animais domésticos. A população de pets no país é estimada em 149 milhões, entre cães, gatos, peixes ornamentais e aves. Por eles, a indústria pet movimentou R$ 51,7 bilhões em 2021.
Seguindo a tendência de digitalização do consumo, empresas de tecnologia desenvolveram produtos inovadores e soluções em serviços, que incluem delivery, cuidadores, planos de saúde e até teleatendimento. Em 2021 o segmento fechou com um faturamento de R$2,8 bilhões.
Foi nesse contexto que nasceu a DrMep. Criada exclusivamente por mulheres, Ana Gabriela Lima, Lara Judith Martins e Nathália Lubini (imagem), em parceria com a Capri Venture, a startup é a primeira no mundo a desenvolver tecnologias para o atendimento remoto de pets.
Como funciona
A Dr Mep sentiu na pandemia a vontade de formalizar esse tipo de atendimento que já existia pelo WhastApp, pelo telefone, mas ainda não era legalizado. No aplicativo, veterinários dão teleconsultas e teleorientações aos tutores, que pode incluir análise de exames e encaminhamentos a clínicas especializadas, com o acesso unificado ao prontuário do animalzinho. Cabe destacar que caracteriza uma teleconsulta quando há prescrição médica, se não, trata-se de teleorientação.
O sistema utiliza tecnologia para fazer a conexão entre uma base de profissionais e os tutores. A intenção é encurtar caminhos para os diagnósticos, valorizar o tempo dos agentes envolvidos no atendimento e trazer conforto para os pacientes. Da mesma forma que acontece com as pessoas, muitas vezes os animais precisam de um atendimento imediato ou de uma consulta sem precisar sair de casa. A maioria sabe como pode ser difícil tirar um felino ou uma ave de onde se sentem protegidos, por exemplo.
Outro ponto importante do sistema é o acesso a profissionais especializados. Em poucos meses de atuação, a DrMep já conta com mais de 300 veterinários parceiros, inclusive em áreas pouco trabalhadas com os pets, como cardiologia, dermatologia e endocrinologia.
Futuro da startup
Para 2023, a expectativa de crescimento é alta. A meta da empresa é alcançar todas as regiões do Brasil e partir para a internacionalização da marca, seja para veterinários que atendem de forma autônoma em outros países, seja para players que queiram utilizar a tecnologia para ofertar a telemedicina aos seus clientes. Nessa linha, a startup deve ultrapassar R$ 500 mil em faturamento, atingir uma carteira de mais de 5 mil tutores cadastrados e mais de cem clínicas e hospitais parceiros em um ano de atividade.
A empresa contou com suporte da Capri para diversas áreas – desde o planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo, passando pelas ações de marketing, processos administrativos, setor comercial, até a construção de um networking com investidores que buscam oportunidades em pet techs.
“Em um momento de grandes transformações sociais, a telemedicina veterinária vem claramente crescendo e trazendo mais possibilidades de satisfazer demandas diversas, com tratamento adequado e sem grandes custos. Um novo nicho de mercado é criado e, a partir de agora, novas ofertas e possibilidades devem surgir de forma acelerada. Com a democratização do acesso aos serviços veterinários, o segmento tende a crescer inicialmente em torno de 14%”, diz Alaíde Barbosa, CEO da Capri Venture.
Hoje, a DrMep atua tanto no B2B quanto no B2C, com foco em expandir as parcerias a hospitais, clínicas, convênios médicos, entre outros. A oferta vai desde soluções de telemonitoramento de animais com necessidades específicas até aqueles saudáveis, mas que a família precisa se ausentar em situações pontuais.
“Nosso objetivo é a democratização do atendimento veterinário, seja diretamente pela nossa plataforma, seja por meio do fornecimento da tecnologia para parceiros. O foco de atuação de uma startup de telemedicina veterinária como a DrMep está no uso constante da inovação e de novas tecnologias de comunicação, promovendo oportunidade de intercâmbio de informações entre o segmento”, explica Gabriela Lima, idealizadora e CEO da DrMep.