As bases terão gerenciamento automático para os futuros eVTOLs, os táxis voadores da Embraer
Empresa de aeromobilidade da Embraer, a Eve assinou uma carta de intenção com a Bluenest, subsidiária da Globalvia dedicada à infraestrutura de vertiportos. Como parte do acordo, as empresas somarão esforços para estudar o uso de softwares para operações de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) desenvolvendo um modelo operacional em regiões e missões específicas, de acordo com as necessidades operacionais. Um dos pontos centrais é criar um sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (UATM) capaz de se conectar com o futuro Sistema de Automação de Vertiportos. Em vez de operar com helicópteros convencionais, os vertiportos receberão eVTOLs (do inglês, aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical)
“Acreditamos firmemente que a colaboração é a melhor maneira de tornar a mobilidade aérea do futuro uma realidade”, destacou Gema Ferrero, diretora da Bluenest. “Portanto, por meio dessa colaboração estratégica, a Eve e a Bluenest serão capazes de aperfeiçoar o gerenciamento de operações e infraestrutura de mobilidade aérea urbana em vertiportos, unindo céu e terra entre as duas empresas”, afirmou.
“A colaboração com a Bluenest aumentará ainda mais a visibilidade da Eve no mercado como uma sólida provedora de soluções de UATM e continuará a promover nossa compreensão das operações de vertiportos”, afirmou André Stein, coCEO da Eve. “Nosso software oferecerá suporte à operação integrada de aeronaves de UAM, otimizando desempenho operacional e segurança, além de preparar a escala e eventual integração de veículos não tripulados”, concluiu.
O que MONEY REPORT publicou