Por Doina Chiacu
WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo que as pessoas que entram ilegalmente nos Estados Unidos devem ser enviadas de volta para o local de onde vieram imediatamente, sem nenhum processo judicial.
Diante de protestos e pressões públicas, mesmo de dentro de seu Partido Republicano, Trump na semana passada reverteu sua política de separar crianças migrantes de seus pais na fronteira para que os adultos pudessem ser detidos e processados, um processo que normalmente leva meses.
Desde que se debruçou sobre o assunto na quarta-feira, Trump redobrou suas críticas às leis de imigração dos EUA no Twitter e em discursos onde ele comparou imigrantes ilegais a invasores.
“Não podemos permitir que todas essas pessoas invadam nosso país. Quando alguém chega, precisamos imediatamente, sem nenhum juiz ou processos judiciais, levá-las de volta para onde vieram. Nosso sistema é uma zombaria para uma boa política de imigração e lei e ordem. A maioria das crianças vem sem seus pais”, escreveu Trump no Twitter.
“Não posso aceitar todas as pessoas tentando invadir nosso país. Fronteiras Fortes, Sem Crime!”
Trump não diferenciou pessoas que entraram nos Estados Unidos para buscar asilo e imigrantes ilegais.
A lei de imigração dos EUA fornece certos direitos para imigrantes presos pela Imigração e Fiscalização Aduaneira. Na maioria dos casos, eles podem ter uma audiência completa antes de serem deportados.