Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Flowins quer eliminar intermediários na venda de café

Após captação de R$ 686 mil, startup quer investir em modelo de negociação que levará em conta perfil de cada agricultor

Empresa de tecnologia que oferece soluções para produtores de café, a Flowins captou R$ 686 mil por meio da SMU Investimentos, plataforma de financiamento coletivo para startups. O valor não é significativo se comparado com o que costuma ser divulgado na mídia, porém revela o interesse de investidores para o agronegócio, independente do tamanho da operação.

“Com a combinação de dados e tecnologia permitimos a conexão com o mercado comprador de café, encontrando a melhor oferta, de acordo com a qualidade e o perfil de cada produtor”, explica Iago Junqueira, CEO da Flowin. O resultado pode ser um aumento de até 30% no valor de médio de venda. Esse índice sairia da eliminação dos intermediários.

A primeira captação ocorreu em maio de 2021, permitindo tracionamento da companhia e investimento em produtos. Com os recursos da nova rodada de investimento, a startup pretende aumentar sua equipe de profissionais, investir na capacidade de operação e desenvolver um modelo de negociação de café que levará em conta o perfil de cada produtor. A plataforma fará sugestões personalizadas de quanto, quando e para quem o agricultor deve vender, nos moldes do serviço que bancos e corretoras oferecem por meio de aplicativos. “Boa parte dos recursos veio de agricultores que já usavam o aplicativo”, diz Junqueira.

Alívio nas dores

Segundo levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a exportação do grão nos primeiros oito meses do ano rendeu cerca de U$ 5,9 bilhões, um aumento de 54,3% comparado ao mesmo período do ano anterior. Mas os produtores precisam sempre estar de olho em quebras de safra e quedas nos preços. Daí a importância de manter a rentabilidade. “Os fundadores são produtores de café e por isso entendem e vivenciam as dores do mercado”, afirma Diego Perez, CEO da plataforma SMU. 

Criada em 2019 por Junqueira e por sua sócia, Danielle Fonseca (imagem), a Flowins é uma plataforma que conecta produtores e compradores de cafés especiais, como torrefadoras e cafeterias, e que oferece também serviços de avaliação de qualidade do grão (feita por Q-Graders, profissionais credenciados pelo Instituto de Qualidade do Café), videoaulas sobre empreendedorismo e um software de gestão.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.