Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
Desmatamento no Matopiba aumenta 25%
O desmatamento no Cerrado aumentou 25,29% no período de agosto de 2021 a julho de 2022. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Ao todo, uma área de 10.688,73 km² foi suprimida de vegetação original. Em 2021, a área devastada foi de 8.531,44 km². Os maiores percentuais foram registrados em trechos do Matopiba do Maranhão (26,51%), no Tocantins (19,9%) e na Bahia (13,36%).
Twitter retira postagens machistas
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou a retirada das postagens com vídeos no Twitter de cunho “sexista, machista e misógina, juridicamente violadora de direitos das autoras”. A decisão se deu pela associação maliciosa entre a contratação de engenheiras mulheres pela empreiteira responsável pela Linha 6 do Metrô e a cratera que se abriu na obra. O acidente ocorreu em fevereiro deste ano. As profissionais entraram com a ação contra o preconceito.
_________________________________________
________________________________________
Emissões de térmica cresceram 75%
O ano de 2021 se encerrou com um aumento de 75% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em relação ao total emitido pelo parque termelétrico fóssil do Sistema Interligado Nacional em 2020, revela o “2º Inventário de emissões atmosféricas em usinas termelétricas”, estudo publicado nesta quinta-feira (15) pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA). Com esse grande crescimento, a participação de fontes fósseis para geração de eletricidade no Brasil passou de 15%, em 2020, para 20%, em 2021. As 82 usinas a combustíveis fósseis listadas neste estudo emitiram 55,6 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e).
Produção de SAF ampliada em 200%
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) estima que a produção de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) atingirá pelo menos 300 milhões de litros em 2022, o que representaria um aumento de 200% na comparação com 2021. Projeções mais otimistas estimam que a produção possa atingir 450 milhões de litros. Esses cálculos colocam a indústria de SAF próxima de uma capacidade de produção exponencial, com previsão de 30 bilhões de litros em 2030. Com isso, as emissões do transporte aéreo cairia significativamente.
Nasa repassará dados sobre a Amazônia
O lançamento do satélite Swot (Surface Water Ocean Topography), na base de Vandenberg, na Califórnia, permitirá ao Brasil ter informações atualizadas e constantes de grande parte dos rios de menor volume da Bacia Amazônica a partir do final de 2024. O monitoramento da agência espacial norte-americana (Nasa) contempla também lagos e planícies alagáveis, o que é inédito na região. Com isso, os pesquisadores brasileiros poderão melhorar suas previsões de eventos extremos.
_________________________________________
_________________________________________
Como o agro pode cumprir as regras da UE
O Brasil tem tecnologia e empresas capazes de cumprir as exigências de rastreio anunciadas pela União Europeia (UE) contra o desmatamento. De acordo com o CEO da bolsa de commodities em blockchain Gavea, Vítor Uchôa Nunes (imagem), o país avança nas soluções ESG e conseguirá provar o rastreio das commodities. Segundo determinações do bloco europeu, quem desejar exportar soja e outras commodities terá que demonstrar que não houve nenhuma ligação com o desmatamento. Para tanto, será preciso apresentar declarações oficiais comprovando que toda a cadeia é manejada sem destruir áreas verdes nativas, incluindo Cerrado e Pantanal.
Harvard nomeia sua primeira presidente negra
A Universidade de Harvard anunciou que sua nova presidente seria Claudine Gay, ex-reitora da Faculdade de Artes e Ciências de Harvard. Ela será a primeira negra no comando da instituição e a segunda mulher a ocupar o cargo, sucedendo Lawrence S. Bacow. “Claudine é uma líder notável, profundamente dedicada a sustentar e aprimorar a excelência acadêmica”, disse Penny Pritzker, presidente do conselho da Harvard, integrante do Conselho de Assessores de Ciência e Tecnologia do presidente Joe Biden e ex-secretária do Departamento de Comércio dos EUA no governo de Barack Obama.