Por Sudipto Ganguly
SARANSK, Rússia (Reuters) – Portugal se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo em segundo lugar no Grupo B, atrás da Espanha, com o empate em 1 x 1 com o Irã nesta segunda-feira, depois de um belo gol de Ricardo Quaresma e do empate iraniano de pênalti já nos acréscimos, em uma partida em que Cristiano Ronaldo desperdiçou uma penalidade.
O empate em um gol significou que Portugal terminou com os mesmos cinco pontos da Espanha, que empatou em 2 x 2 com Marrocos também nesta segunda, mas os espanhóis terminaram à frente por terem marcado mais gols no torneio. Assim, Portugal enfrentará nas oitavas o Uruguai, que terminou em primeiro no Grupo A.
Os atuais campeões da Europa, que precisavam de um empate para avançar, abriram o placar com um belo chute de Ricardo Quaresma aos 45 minutos do primeiro tempo.
Cristiano Ronaldo teve a chance de ampliar quando o árbitro marcou um pênalti aos seis da segunda etapa, mas o goleiro iraniano Alireza Beiranvand fez a defesa.
Karim Ansarifard empatou com um gol marcado nos acréscimos de pênalti depois de revisão do árbitro de vídeo.
“Conquistamos nosso objetivo e agora temos que nos recuperar nos próximos dias para pensar no próximo jogo”, disse Quaresma aos jornalistas. “Agora temos que manter esta mentalidade vencedora e esperar pelo próximo jogo.”