Cientistas buscam formas de auxiliar idosos em atividades diárias, realizando tarefas lúdicas e apoiando no diagnóstico da depressão
Cientistas da USP estão trabalhando em projetos de robôs para auxiliar idosos em atividades diárias. O projeto vem de uma parceria entre a universidade com a IBM, Fapesp, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Conforme explica o Jornal da USP, os cientistas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), estão reunindo alunos de Sistema de Informação e Gerontologia – área responsável por estudos biológicos, psicológicos e sociais de idosos.
“Pensamos que seria um bom ambiente para fazer o desenvolvimento da pesquisa, porque teríamos profissionais e pesquisadores que entendem tanto da programação de robôs sociais quanto da interação com idosos”, diz Sarajane Marques, integrante do grupo de pesquisa da EACH.
Estão sendo desenvolvidos três projetos envolvendo robôs para auxiliar idosos. A pesquisa utiliza equipamentos da Asus e da Human Robotics, empresa brasileira de robôs focados em autoatendimento.
Os testes com robôs começaram a ser realizados antes da pandemia da Covid-19, que acabou atrasando os estudos. O jornal menciona que a interação entre robôs e idosos está prevista para 2023.
Respostas de 2
Inicio parabenizando pela iniciativa. Em seguida exponho uma ideia: Eu precisaria alguém com capacidade física e disponibilidade de ajudar uma idos a levantar, ir para cama ao banheiro dando apoio nesses momentos e ajudando a mantê-la em pé. Hoje temos braços mecânicos e inclusive robôs domésticos que inclusive cozinham, abrindo ovos, sem espatifar, porque não um robô que nem precisa ser lá tão desenvolvido mas que tivesse ‘braços mecânicos delicados’ para poder fazer este trabalho??? Seria a salvação de muitas famílias. No meu caso, poderia retirar a minha mãe de uma casa geriátrica e trazê-la para casa…
Meu amigo para mim um companheiro um amigo um cortador de piada um brigando com a minha lexa tá ótimo servindo de companhia tá ótimo porque a minha cuidadora já deixa tudo pronto com ela estou satisfeito agora um companheiro final de noite tarde dia se divertir é isso que eu estou precisando para tirar a minha depressão