Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
Beenx vai negociar energia no digital
Em meio à expansão do mercado livre de energia, companhias brasileiras, como AES, ArcelorMittal e Eneva, apoiaram a criação de uma nova empresa para a negociação de energia em um ambiente 100% digital. Primeiro mercado de balcão de energia elétrica negocido em blockchain, a Brasil Energy Exchange (Beenx) entrou em operação oferecendo os negócios dentro de um único ecossistema, no conceito conhecido como “one stop shop”, pontuou a empresa em nota na quarta-feira (21). A Beenx vai atuar também com certificação e produtos financeiros.
USP cria robô assistente de idosos
Cientistas da USP estão trabalhando em projetos de robôs para auxiliar idosos em atividades diárias. O projeto vem de uma parceria entre a universidade com a IBM, Fapesp, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O estudo reúne dados biológicos, psicológicos e sociais de idosos para alimentar os sistemas.
_________________________________________
________________________________________
Tóquio exigirá painéis solares em residências
O governo da capital do Japão comunicou que será exigido que casas recém-construídas sejam equipadas com painéis solares a partir de 2025. A medida servirá reduzir as emissões em áreas construídas que tenham menos de 2 mil metros quadrados. A decisão foi tomada após votação na assembleia metropolitana. O governo estima que a implantação dos painéis de 4 quilowatts terá um custo inicial de 980 mil ienes, cerca de US$ 7.200. Com a instalação da tecnologia, o governo acredita que haverá uma significativa redução nos gastos públicos com energia, além de uma queda nos custos dos aluguéis.
3M vai eliminar PFAS até 2025
O gigante industrial americano 3M anunciou que irá eliminar gradualmente até 2025 a produção de perfluoroalquil e polifluoroalquil (PFAS, na sigla em inglês), chamados “químicos eternos”. Essas substâncias são usadas em produtos do dia a dia, como esponjas e embalagens. Diante do endurecimento da regulamentação devido a seus efeitos nocivos à saúde, a 3M decidiu encerrar a fabricação e interromper seu uso em todo o portfólio de produtos em menos de três anos, informou a multinacional, que tem sede em St. Paul, Minnesota.
_________________________________________
_________________________________________
Incêndios na Amazônia aumentaram mesmo com novo Código Florestal
O crescimento contínuo das queimadas em Boca do Acre (AM) foi de 66% em 2012, ano de aprovação do novo Código Florestal , para 88% em 2019. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemanden), em parceria com instituições nacionais e internacionais, e foram divulgados na terça (20) pela revista Fire. O levantamento analisou imagens de satélite das áreas queimadas entre 2003 e 2019 em uma nova fronteira de desmatamento no sudoeste do Amazonas.
Europa tem 8 anos para cortar 60% das emissões
O Parlamento e o Conselho Europeu firmaram um acordo para reformar o EST (sigla em inglês para Sistema de Comércio de Emissões). O resultado das discussões foi anunciado pelos eurodeputados e governos dos países pertencentes à União Europeia e incentiva a redução das emissões de carbono em 62% até 2030, eliminando o conceito do “direito de poluir”. O EST foi criado em 2005 e precifica as emissões de carbono na atmosfera da atividades econômicas de 31 países (os 27 da UE, mais Reino Unido, Islândia, Noruega e Liechtenstein).