Dirigentes partidários afirmam que o petista resiste
A Polícia Federal (PF) vai recomendar ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que ele não desfile em carro aberto, como ocorre historicamente. A corporação, que está à frente da cerimônia de posse, avalia que o mais prudente no momento é que o petista faça o trajeto entre a catedral e o Congresso em um veículo blindado.
Dirigentes partidários afirmam que o petista resiste. A prisão de um bolsonarista no último sábado (24), após a Polícia Civil do Distrito Federal ter encontrado um artefato explosivo nas imediações do aeroporto de Brasília, no entanto, pode mudar os planos.
O futuro diretor-geral da PF, Andrei Passos, deve se reunir nos próximos dias com Lula para mostrar os possíveis cenários. Nos bastidores, os policiais federais garantem que, se o presidente optar pelo desfile em carro aberto, a operação de segurança, apesar de mais trabalhosa, também será bem sucedida. Haverá duas grandes barreiras com detectores de metais para acesso à Esplanada.
No início deste mês, a futura primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, confirmou que Lula iria desfilar em carro aberto durante a cerimônia de posse. Ela havia ressaltado, no entanto, que ainda não havia confirmação se o veículo utilizado seria o tradicional Rolls-Royce, pertencente à Presidência da República.