Vitória veio após quatro dias de tensões
O deputado republicano Kevin McCarthy venceu na última sexta-feira (6) a eleição para presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.
A vitória aconteceu após 15 rodadas de votação durante quatro dias de fortes discussões que quase resultaram em agressão física de Mike Rogers, apoiador de McCarthy, e Matt Gaetz, que foi obrigado a votar no parlamentar. O congressista não conseguia atingir os votos necessários por causa de colegas rebeldes, como os membros da bancada Freedom, que alegavam que mcCarth não era conservador suficiente para atrapalhar a agenda do presidente dos EUA, Joe Biden.
Para contornar o impasse, o deputado fez concessões, como garantir um assento no comitê de regras, responsável em definir os debates na Câmara, e além de ter diminuído o número mínimo necessário para retirar o presidente da Casa do cargo.
O deputado celebrou a vitória nas redes sociais. “Espero que uma coisa fique clara depois desta semana: nunca desistirei”, escreveu. Biden parabenizou o republicano pelo resultado. “O povo americano espera que seus líderes governem de forma a colocar suas necessidades em primeiro lugar, e é isso que temos que fazer agora”, afirmou.