Ao menos 1,2 mil bolsonaristas foram detidos e conduzidos à PF a bordo de 40 ônibus
A tropa de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal (DF) e a Polícia do Exército iniciaram na manhã desta segunda-feira (9) uma operação para desmontar o acampamento de bolsonaristas que ocupa há semanas a frente do QG do Exército. Carros blindados e um grande contingente foram empregados para cercar os manifestantes, que acabaram detidos por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Ao menos 1,2 mil manifestantes que participaram das invasões de prédios públicos neste domingo foram conduzidos até a sede da Polícia Federal (PF) a bordo de 40 ônibus.
Os detidos ficarão dentro dos veículos sob escolta dos agentes. Todos serão fichados e terão seus sigilos investigados em busca dos financiadores e organizadores dos ataques contra o estado democrático de direito. As condenações podem superar 20 anos de reclusão.
O ato atende à decisão de Moraes, que intima os governadores de todos os estados a dissolverem os acampamentos bolsonaristas que ainda estão nas portas de quartéis. A ordem também mobiliza todas as forças de segurança (estaduais e federais) a desobstruírem vias públicas em até 24 horas.
O ministro pede ainda a identificação e punição de todos os envolvidos nos atos em um prazo de 48 horas. Para isso, foi pedido à PF e estabelecimentos privados que entreguem voluntariamente imagens de câmeras de segurança para facilitar o reconhecimento dos vândalos golpistas.
O que MONEY REPORT publicou
- Acampados no QG do DF vão parar na delegacia
- Ônibus com manifestantes estão proibidos de entrar no DF
- O day after do terrorismo
- Caos, bolsa em queda no exterior e o que mais move o mercado
- Alexandre de Moraes afasta governador do DF
- ÁUDIO – Secretário de Segurança tranquilizou governador antes dos ataques
- Líderes mundiais e imprensa internacional condenam golpismo
- “Não conseguirão destruir a democracia”, afirma Dino
- Bolsonaro tira o corpo fora
- Uma longa cadeia de omissões
- Golpistas saquearam e depredaram obras de arte
- Os atos golpistas em imagens