Movido pelo vento e gás natural, barco foi revelado pela empresa Orient Express
A Orient Express, parte do conglomerado hoteleiro Accor, com sede em Paris, revelou o maior barco veleiro do mundo, assistido pelo vento, que também funcionará com gás natural liquefeito (GNL).
O projeto foi desenvolvido em cooperação com a compatriota Chantiers de l’Atlantique e com a consultoria da Hetland Maritime. A empresa de design Stirling Design International, com sede em Nantes, é responsável pela arquitetura exterior do navio.
Segundo o diretor da Chantiers, Laurent Castaing, “será o que há de melhor de nosso savoir-faire nos campos da arquitetura naval”. O projeto prevê cascos sofisticados, design de espaços luxuosos, bem como a instalação de um revolucionário sistema de propulsão eólica com três velas SolidSail medindo 1.500 metros quadrados cada uma. Apresenta, ainda, um sistema de propulsão híbrido movido a gás natural liquefeito (GNL). “O Silenseas vai se tornar, assim, o navio de referência em termos de operação e design ecológicos”, completa Laurent.
O Orient Express Silenseas, um veleiro de 220 metros de comprimento, navegará com o SolidSail, sistema desenvolvido pela Chantiers de l’Atlantique. Três velas rígidas com superfície de 1.500 metros serão içadas em uma plataforma balestron, com três mastros basculantes atingindo mais de 100 metros de altura.
O navio de cruzeiro celebrará a arte de viajar “à la Orient Express”, onde luxo e conforto tem prioridade. O Orient Express Silenseas contará com 54 suítes medindo, em média, 70 metros quadrados cada. A Suíte Presidencial, de 1.415 metros quadrados, possui uma área de suíte privativa com 530 metros quadrados. Traz ainda duas piscinas, incluindo uma piscina olímpica, dois restaurantes e um bar speakeasy.
Conheça o navio:
Novo capítulo
“Com o Orient Express Silenseas, estamos iniciando um novo capítulo em nossa história, levando a experiência e a excelência das viagens de luxo e transpondo-as para os mares mais bonitos do mundo” , comentou Sébastien Bazin , presidente e CEO da Accor.
“Com uma carta de intenção assinada para encomendar dois navios, a Chantiers de l’Atlantique tem o orgulho de anunciar uma nova era na indústria de construção naval com a Silenseas… sistema de propulsão, para o qual desenvolvemos e testamos um primeiro protótipo, contribuirá significativamente para a propulsão do barco a gás natural. Combinado com um sistema de propulsão híbrido movido a gás natural liquefeito (GNL), o Silenseas se tornará o navio de referência em termos de operação e design ecologicamente corretos”, disse Laurent Castaing , diretor administrativo da Chantiers de l’Atlantique.
Todo o projeto só o barco será financiado em até 70-80% por bancos comerciais, com o restante fornecido por um consórcio de sócios no qual a Accor terá uma participação minoritária.