Primeiro protótipo está programado para voar em 2028
A Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) e a fabricante de aeronaves Boeing estão trabalhando em conjunto na pesquisa e desenvolvimento de um novo modelo de avião mais eficiente no consumo de combustível. O conceito prevê maior autonomia com menor consumo e emissão de carbono.
“Quando você voa em qualquer tipo de aeronave, você está cercado pela tecnologia da NASA”, disse Bill Nelson , administrador da agência. A equipe de engenheiros responsável pelo projeto Sustainable Flight Demonstrator se basearia na forma de uma nova estrutura chamada “asa transônica com treliça”.
A superfície de sustentação a ser fabricada pela NASA e Boeing poderia aumentar em até 30% a eficiência no consumo de combustível, se comparado com as aeronaves atuais. Esse benefício deve ser alcançado devido ao menor arrasto da estrutura durante o voo graças ao formato aerodinâmico e as dimensões mais longa e menos larga.
“A aerodinâmica desse tipo de configuração é conhecida há muito tempo”, disse Bob Pearce, administrador associado da Diretoria de Missões de Pesquisa Aeronáutica da NASA. Ao que parece, a maior dificuldade dos engenheiros está na elaboração de um modelo de asa que não adicione muito peso ao avião, sendo o peso proporcional ao consumo de combustível.
Essa tecnologia deve ser implementada em aviões destinados à aviação comercial. A NASA estipula que o primeiro protótipo esteja pronto para testes em 2028 e com uso comercial em 2030 se não houver entraves nas etapas de P&D.