Se patamar se confirmar, será o maior percentual desde 2012 na região Sudeste/Centro-Oeste
O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO), referente ao período de 4 a 10 de fevereiro, apresenta projeções de que os quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN) podem encerrar o mês de fevereiro com Energia Armazenada (EAR) em patamares superiores a 70%. É a segunda semana consecutiva na qual o Operador aponta esta perspectiva.
Para o Sudeste/Centro-Oeste, a estimativa de EAR é de 76,2% ao final do mês. Se este patamar se confirmar, será o maior percentual para fevereiro desde 2012 (80,1%). Para o Nordeste, a indicação é de EAR de 83,2%. Os subsistemas Norte e Sul devem atingir, em 28 de fevereiro, 71,7% e 86,3%, respectivamente.
Pela quinta semana consecutiva, os cenários prospectivos para a Energia Natural Afluente (ENA) estimada estão iguais ou superiores a 100% da Média de Longo Termo (MLT) em três subsistemas. O Norte é a região com a projeção mais elevada com 124%, seguida pelo Sudeste/Centro-Oeste, cuja perspectiva é de 105% da MLT, e pelo Nordeste, com 100% da MLT. O subsistema Sul é o único que tem ENA estimada abaixo da média: 67% da MLT. Os dados são relativos ao final de fevereiro e indicam um regime de chuvas compatível com o período úmido.