MOSCOU (Reuters) – A Bélgica reagiu depois de tomar dois gols e derrotou o Japão por 3 x 2, graças a um gol de Nacer Chadli nos acréscimos, nesta segunda-feira, avançando para enfrentar o Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo.
Primeiro time a se recuperar de uma desvantagem de dois gols para vencer um jogo na fase de mata-mata da Copa do Mundo desde que a Alemanha bateu a Inglaterra por 3 x 2 após prorrogação no Mundial do México em 1970, a Bélgica se lançou ao ataque contra uma firme defesa japonesa.
A seleção belga, terceira colocada no ranking da Fifa e 58 posições acima do Japão, levou gols no segundo tempo de Genki Haraguchi e Takashi Inui.
Mas o zagueiro Jan Vertonghen compensou o erro que custou o primeiro gol japonês diminuindo em um cabeceio aos 24 minutos do segundo tempo, e Marouane Fellaini empatou aos 29, menos de 10 minutos depois que o técnico Roberto Martínez o colocou no lugar do apagado Dries Mertens.
Com o Japão pressionando por um gol, a Bélgica aproveitou um contra-ataque nos acréscimos, no qual Romelu Lukaku deixou a bola passar para Chadli, que empurrou para as redes para fazer 3 x 2.
(Reportagem de Alastair Macdonald)