Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

PIB da Rússia caiu 2,1% em 2022

Sob sanções e guerra, retração ainda foi menor do que a esperada pelo governo

O departamento de estatísticas do governo russo (Rosstat) informou nesta semana que o Produto Interno Bruto (PIB) do país recuou 2,1% em 2022. O resultado indica que a economia da Rússia respondeu melhor do que o esperado às sanções do Ocidente impostas depois da invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022. Em setembro, o Ministério do Desenvolvimento Econômico havia estimado uma contração do PIB de 2,9%. Já o Banco Central russo estimou queda perto de 3%.

Em janeiro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) esperava uma contração econômica moderada de 2,2%. O Rosstat declarou que a retração de 2022 foi afetada pela “redução do índice de volume físico de valor adicionado” nas indústrias.

A inflação russa em janeiro se estabilizou próximo a 12%. A taxa anual de inflação foi de 11,9% em 2022. No início de fevereiro, o Banco Central da Rússia revelou esperar que a taxa caísse para um valor no intervalo de 5% a 7% neste ano e para 4% em 2024. Já em 10 de fevereiro, o órgão anunciou que manteria a taxa básica de juros em 7,5% ao ano. Segundo a autoridade monetária do país, as “tendências da atividade econômica evoluem melhor” do que a previsão anterior, de outubro do último ano.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.