Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Lula mantém condenado pela Justiça na Codevasf

Joãozinho Pereira é primo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um acordo com o Centrão para que aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) se mantenham com cargos importantes na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Entre eles, está o primo de Lira, João José Pereira Filho, conhecido como Joãozinho, que é superintendente em Alagoas desde abril de 2021.

O primo de Lira já foi condenado duas vezes, em primeira instância, por improbidade administrativa quando ocupava o cargo de prefeito de Teotônio Vilela (AL). Em outro processo, Joãozinho foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por superfaturamento de 70% na compra de uma ambulância, além de sinais de combinação prévia entre as empresas participantes da licitação. Após ser absolvido em duas instâncias, o ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu em 2018 que a denúncia seja novamente analisada. Caso as sentenças sejam confirmadas pelas demais instâncias, ele seria impedido de ocupar cargos públicos.

A estatal, que é vista como muito importante pelos parlamentares pelo seu potencial eleitoral, recebeu diversos recursos do orçamento secreto no último governo. Ela é responsável pela execução de obras na região do Vale do rio São Francisco. Alagoas, terra de Arthur Lira e seu primo, foi o destino de 20% do montante de orçamento secreto em 2022, o que equivale a R$ 45 milhões em emendas. Um dos maiores valores foi direcionado para a construção de uma adutora em Teotônio Vilela em janeiro do ano passado.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.