Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Prefeitura de SP quer barrar construção de microapartamentos

Atualização do Plano Diretor deve ser a saída para desestimular projetos de imóveis com menos de 35 metros quadrados

A Prefeitura de São Paulo vai propor que construtoras passem a pagar para construir vagas de garagem em apartamentos com menos de 35 metros quadrados. A sugestão integrará a proposta de atualização do Plano Diretor, que será entregue à Câmara Municipal até 30 de março. A ideia, segundo o secretário de Urbanismo e Licenciamento, Marcos Duque Gadelho, é desestimular esse tipo de construção a partir do ano que vem.

Pela legislação atual, os microapartamentos podem ser construídos com vaga de garagem em áreas próximas a corredores de ônibus, estações de metrô e de trem. A ideia inicial era proporcionar uma locomoção mais dinâmica, mas o plano deu errado. Na prática, grande parte dos imóveis foram hospedados em plataformas de aluguéis curtos, como o Airbnb. Já as vagas de garagem foram vendidas ou alugadas a proprietários de apartamentos maiores no entorno.

Neste cenário, foi registrada uma valorização do metro quadrado fora das previsões do mercado imobiliário. Alguns bairros tiveram um boom de construções e tornaram-se residenciais com aglomerados de prédios, como é o caso de Pinheiros, um dos mais antigos da cidade, que somente em 2020 teve 382 demolições autorizadas – no total foram 1.363 demolições na capital.

Entre 2016 e 2022, os apartamentos lançados em São Paulo ficaram 20 metros quadrados menores, aproximadamente, segundo dados do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi-SP). As vendas de imóveis de apenas um quarto quase quadruplicaram em 18 anos: passaram de 8% em 2003 para 31% em 2021. Em 2016, foram lançadas 446 unidades de microapartamentos – o volume aumentou mais de 40 vezes em cinco anos: foram 18,5 mil unidades lançadas em 2021.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.