(Reuters) – A Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira o texto-base do projeto de lei que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia controladas pelas Eletrobras, e marcou para a próxima semana a análise dos destaques à matéria.
O texto-base foi aprovado por 203 votos a 123, informou a Agência Câmara Notícias, um dia após os deputados terem aprovado regime de urgência para o projeto, o que permitiu sua análise diretamente em plenário.
O projeto de lei realiza alterações legislativas que equacionam débitos das distribuidoras da Eletrobras com fundos do setor elétrico, o que é visto como essencial para viabilizar o interesse de investidores pelas empresas, principalmente para as que atuam no Norte.
As seis distribuidoras que serão colocadas à venda são Amazonas Energia, Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), Companhia Energética de Alagoas (Ceal), Companhia de Energia do Piauí (Cepisa), e Boa Vista Energia, que atende Roraima.
Os partidos fecharam acordo para apresentar na próxima semana destaques que podem alterar pontos da proposta, de acordo com a agência.