Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
O boicote às vinícolas com trabalho escravo
A denúncia de trabalho escravo envolvendo uma empresa contratada pelas vinícolas Salton, Aurora e Cooperativa Garibaldi desencadeou uma onda de boicote a essas marcas. Nas redes sociais, diversos consumidores alegaram estar evitando produtos oriundos dessas marcas e procurando por outras alternativas tanto de vinhos quanto de sucos de uva integrais. Em nota oficial, o Centro da Indústria e Comércio de Bento Gonçalves critica o “sistema assistencialista”. A afirmação só aumentou a revolta. Os escândalos fizeram a Cooperativa Monte Veneto, uma cooperativa de suco de uva ligada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), também no RS, ter que se virar para atender uma inesperada enxurrada de pedidos.
O vereador de Caxias é exemplo de um Brasil que não deveria mais existir
Nasci em Recife e vim pequeno para São Paulo. Falo sem sotaque e conheço bem a história paulistana, em especial os bairros onde fui criado. Minha mãe, ao contrário, abria a boca e todos percebiam que ela não era daqui. Por isso, era alvo de alguns comentários jocosos por conta de sua origem. Quando adulto, muitas pessoas vinham falar comigo e, casualmente, soltavam uma estocada preconceituosa nos nordestinos. Diante disso, eu respondia sempre do mesmo jeito: “Você sabia que eu sou pernambucano?”. Diante dessa resposta, os interlocutores que transbordavam preconceito, ficavam muito sem graça. Alguns até arriscavam dizer que eu “nem parecia ser nordestino” – como se isso fosse um elogio. (Continua aqui)
Governo proporá igualdade salarial no Dia da Mulher
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, confirmou nesta quarta-feira (1º) que o governo apresentará um projeto de lei (PL) para garantir a igualdade de salário entre homens e mulheres no Brasil. Na terça-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiantou que a medida será anunciada no próximo dia 8 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. O projeto ainda está em construção, mas deve mexer na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e, a partir da aprovação, a lei terá efeito imediato.
Governo proíbe testes de cosméticos e perfumes em animais
Animais vertebrados, como cachorros, ratos e coelhos, não poderão mais ser usados em pesquisa científica nem no desenvolvimento e controle de qualidade de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. A resolução foi publicada na edição nesta terça-feira (1 º) do Diário Oficial da União (DOU).A medida não afeta o desenvolvimento de vacinas e medicamentos, mas serve para regular testes de produtos que já têm em suas formulações ingredientes ou compostos com segurança e eficácia comprovadas cientificamente.
_________________________________________
_________________________________________
Instituto prevê alta de 15% nos investimentos sociais
Segundo o Instituto de filantropia Phi, somente no ano passado, foram registrados mais de R$ 18 milhões em doações voltadas para projetos socioambientais. Para este ano, a expectativa é de um aumento de 15% dos patrocínios incentivados. As empresas dos mais diversos segmentos adotam esse movimento e muitas têm sido protagonistas em iniciativas de transformação socioambiental.
Acordo garante retificação de nomes de trans e travestis em documentos
Um termo de cooperação técnica assinado entre a Ordem dos Advogados do Brasil Secional São Paulo (OAB SP) e a prefeitura da capital paulista, na manhã desta quarta-feira (1º), ajudará pessoas trans a retificarem gratuitamente o nome e o gênero em documentos e certidões. A iniciativa se dará por meio do programa Respeito Tem Nome, instituído por meio da Portaria SMDHC 037, de 18 de junho de 2021.
Anielle Franco é eleita pela Time uma das 12 mulheres do ano
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, 38 anos, foi eleita pela revista Time como uma das 12 mulheres do ano em 2023. Irmã de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro morta em 2018, a ministra de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é jornalista, escritora e ativista dos direitos das mulheres e dos negros. A Time afirma que Anielle Franco voltou-se para a política depois que Marielle foi assassinada e que agora, como ministra, ela está canalizando sua dor em ação. “Perdi o medo quando mataram minha irmã. Agora luto por algo muito maior do que eu”, disse Anielle à revista
Quais os impactos da Lei 14.457/22 para as empresas?
A nova Lei 14457/22 altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e institui o programa Emprega + Mulheres, trazendo impactos relevantes às empresas com CIPA, como:
- flexibilização de regime de trabalho e férias para mães e pais;
- medidas para qualificação profissional de mulheres;
- selo Emprega + Mulheres, que aumenta a reputação no mercado;
- medidas de prevenção e combate ao assédio sexual e demais violências;
- obrigatoriedade de um Canal de Denúncias, entre outros.
Legislações como essa, além de uma forma de proteção de direitos trabalhistas e proteção da infância, tem como objetivo evitar o excesso de atestados, licenças, faltas e suas consequentes perdas de benefícios do trabalhador e de produtividade da empresa.
Petrobras quer reforçar investimento em energia renovável
Em seu primeiro pronunciamento como presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, começou sua fala, durante a apresentação de resultados do quarto trimestre de 2022, destacando a intenção da petroleira em ampliar os investimentos em energia renovável. “Enquanto o consumo global de fósseis ainda bate recorde, precisamos nos preparar para uma inevitável transição energética” disse Prates. Ele destacou que essa transição está cada vez mais próxima, o que vai levar a empresa a buscar fontes renováveis e sustentáveis.
_________________________________________
_________________________________________
Bracell opera elétrico de 40 toneladas
Produtora de celulose solúvel e especial, a Bracell iniciou a operação de um caminhão elétrico movido a energia limpa e renovável como parte de suas ações para diminuir o impacto logístico em sua planta industrial em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo. Os veículos não são uma novidade nas grandes cidades, onde utilitários e carros de passeio já funcionam com energia renovável. No entanto, a companhia promete quebrar esse paradigma com um modelo 6×4 da chinesa CAMC, capaz de transportar 30 toneladas de carga.
WEG erguerá fábrica para atender elétricos
A WEG irá construir uma nova fábrica em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, para cuidar da demanda crescente do mercado de mobilidade elétrica e sistemas de armazenamento de energia, mostra documento enviado ao mercado. Ao todo, a companhia investirá R$ 100 milhões até 2024 para expansão da capacidade de produção de packs de baterias de lítio no Brasil. Além da construção, a WEG também aumentará as dimensões do prédio atual.