Decisão faz parte da estratégia de corte de custos da empresa
A Amazon decidiu fechar oito lojas de conveniência com sistema sem caixas para pagamento, duas na cidade de Nova York (EUA), duas em Seattle e quatro em San Francisco. Conforme relatado pelo GeekWire, os estabelecimentos, conhecidos como Amazon Go, não irão mais funcionar a partir de abril.
A decisão seria parte do seu plano estratégico de corte de custos, o qual todo setor tech adotou.
Segundo a empresa, ela está reavaliando a necessidade de manter funcionários presencialmente, já que a maioria prefere o trabalho remoto.
“Como qualquer varejista física, avaliamos periodicamente nosso portfólio de lojas e tomamos decisões de otimização ao longo do caminho. Continuamos comprometidos com o formato Amazon Go, operamos mais de 20 lojas Amazon Go em todo o EUA, e continuaremos a aprender quais locais e recursos ressoam mais com os clientes”, disse a porta-voz da empresa, Jessica Martin, em comunicado.
A Amazon inaugurou a primeira Amazon Go em 2018, na cidade de Seattle (EUA), em um prédio da própria empresa. Funcionários já tinham acesso a uma versão desde 2016. Em 2021, a empresa lançou o sistema sem caixas — a loja chama Amazon Go, a tecnologia Just Walk Out — em um supermercado de grande porte, o Amazon Fresh.
A loja usa câmeras e sensores para detectar os movimentos dos compradores e entender o que eles retiram das prateleiras (e o que eles colocam de volta). Com base nisso, ele sabe o que cada pessoa está comprando. Quando a pessoa sai da loja, a empresa cobra a compra do cartão de crédito que ela tem registrado sob seu nome na Amazon — o sistema revolucionário diminuiu filas, já que não tem caixas e a cobrança é feita automaticamente.
Demissão em massa
Em janeiro deste ano, a Amazon demitiu cerca de 18 mil funcionários, bem acima dos 10 mil anunciados anteriormente. Segundo o CEO da empresa, Andy Jassy, a “maioria” das funções eliminadas foram nas organizações Amazon Stores e People, Experience e Technology.
Jassy ainda acrescentou que haveria “mais reduções de cargos à medida que os líderes continuassem fazendo ajustes” em 2023, mas a empresa não especificou as posições afetadas.
Em 2022, a Amazon também fechou todas as 68 livrarias físicas, locais pop-up e lojas do ramo nos EUA e no Reino Unido.
O que MONEY REPORT publicou