Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
Mulheres investidoras aumentam no Brasil
A sexta edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Ambima) em parceria com o Datafolha, aponta que a quantidade de mulheres investidoras vem crescendo. O estudo mostra que 33% declararam ter investimentos em algum produto financeiro em 2022, uma alta de 5 pontos percentuais ante 2021.
O pacote de medidas no Dia Internacional da Mulher
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quarta-feira (8), um conjunto de medidas voltadas para a mulher, como o projeto de lei da obrigatoriedade de igualdade salarial, crédito agrícola para pequenas proprietárias e incentivo à participação em pesquisa científica. As ações fazem parte de um pacote lançado em cerimônia no Palácio do Planalto, no Dia da Mulher.
Governo vai distribuir absorventes pelo SUS
O Ministério da Saúde informou na quarta-feira (8) que vai assegurar a oferta de absorventes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O foco é a população abaixo da linha da pobreza. O presidente Lula assinou o decreto criador do Programa de Proteção e Promoção da Dignidade Menstrual. De acordo com o ministério, cerca de 8 milhões de mulheres e adolescentes serão beneficiadas pela iniciativa,que prevê investimento de R$ 418 milhões por ano.
_________________________________________
_________________________________________
Mulheres sustentam 71% dos lares, aponta pesquisa
A fintech de crédito Provu divulgou um levantamento que traça um recorte sobre como elas atuam na gestão das finanças do lar. O tradicional papel do provedor masculino virou ficção. Entre as mulheres que utilizam a plataforma de crédito da fintech, 71% afirmam serem a principal fonte de renda de seus lares. Segundo a pesquisa, além de identificar uma parcela alta de mulheres assumindo as despesas domésticas, foi possível perceber que há uma preocupação genuína em fugir da inadimplência. Quando perguntadas sobre prioridades financeiras, 72,6% focaram em manter as contas em dia; 10,3% trabalham para evitar dívidas; 6,9% buscam aumentar a renda; 6,5% caminham para a independência financeira; e apenas 3,7% buscam investir ou juntar dinheiro.
Perfil conservador do Congresso pode impactar pautas feministas
Parlamentares da nova legislatura têm um posicionamento mais conservador em relação às pautas relacionadas ao movimento feminista. É o que aponta o estudo Perfil Parlamentar (2023-2026) Sob a Ótica da Agenda Feminista, do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), com base em análises dos conteúdos das redes sociais dos 513 deputados federais e dos 81 senadores (incluindo os eleitos em 2022). O Cfemea considerou somente as publicações feitas no período oficial de campanha eleitoral de 2022 (16 de agosto a 30 de outubro). Os dados foram colhidos em sites dos parlamentares e nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Desigualdades corporativas levam mulheres ao empreendedorismo
Na segunda etapa da 5ª edição do Mulheres Notáveis no Brasil e no Mundo, de MONEY REPORT, na terça-feira (7), personalidades femininas (e masculinas) falaram sobre a necessidade de equilíbrio de gêneros na ocupação de cargos executivos e como, muitas vezes, elas acabam empreendendo ao saírem da vida corporativa – geralmente demitidas após a maternidade -, mesmo com excelente histórico de desempenho. Participaram Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Deborah Vieitas, presidente do conselho de administração do Santander, e Francine Mendes, CEO do Elas Que Lucrem. A conversa ganhou o reforço das debatedoras Eleonora Halpern, diretora de marketing e vendas da JHSF, Cristina Falcão, vice-presidente executiva de MONEY REPORT, e Vittorio Danesi, CEO da Simpress. A mediação foi do publisher de MR, o jornalista Aluizio Falcão Filho.
Líderes femininas relatam os desafios profissionais de suas gerações
MONEY REPORT reuniu na terça-feira (7) que precedeu o Dia Internacional da Mulher personalidades femininas do mundo corporativo para 5ª edição do Mulheres Notáveis no Brasil e no Mundo. Na primeira parte do talk show, líderes de gerações contaram quais foram seus maiores desafios profissionais, a começar por Cristina Andriotti, CEO do Ambipar Group. Ela foi seguida por Cila Schulman, CEO do Instituto de Pesquisa Ideia, e Martha Leonardis, sócia do BTG Pactual. A conversa contou com a participação das debatedoras Priscila Camara, diretora da BASF, André Freire, sócio-diretor da EXEC, e Cristina Falcão, vice-presidente executiva de MONEY REPORT. A mediação foi do publisher de MR, o jornalista Aluizio Falcão Filho.
Empreendedoras debaterão a ascensão feminina no WE Forum
Em 20 e 21 de março, no Rio de Janeiro, ocorrerá a segunda edição do Women Entrepreneur Forum (WE Forum). O evento proporcionará oportunidades de contatos e novos negócios com participantes de diferentes partes do mundo. Na agenda, painéis sobre inovação e tecnologia, indústria, finanças, comunicação e imagem, energia e consumo. O WE Forum é uma realização conjunta do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CABB) e da Women’s Indian Chamber of Commerce and Industry (WICC).
10 empreendedoras de sucesso para se inspirar
A participação de mulheres no cenário empreendedor global cresce de maneira acelerada. Mas, ainda que tenham ganhado espaço no mercado de inovação e tecnologia, onde figuram boa parte das startups, o cenário ainda está longe de alcançar equidade de gênero. De acordo com um relatório sobre o tema elaborado pelo hub Distrito, em parceria com a Endeavor e a B2Mamy, apenas 4,7% das startups brasileiras são fundadas exclusivamente por mulheres. Diante de tantos desafios, incluindo o difícil acesso a capital, histórias de mulheres empreendedoras que despontam em suas áreas e alcançam o sucesso ao fundar startups de diferentes segmentos servem de inspiração e exemplo de resiliência e determinação.
_________________________________________
_________________________________________
Itaú cria plataforma para negociar carbono
A Carbonplace é a nova plataforma que o Itaú Unibanco via colocar em operação. A instituição financeira recebeu do Banco Central autorização para o aporte na nova empresa, que será uma rede para negociação de créditos de carbono. Anunciada em julho de 2021, a plataforma captou US$ 45 milhões em uma rodada com os nove bancos que fundaram a fintech: Itaú, BBVA, BNP Paribas, CIBC, National Australia Bank, NatWest, Standard Chartered, SMBC e UBS. Cada um dos bancos possui participação societária igual.
Petrobras avalia projetos eólicos marítimos
A estatal petroleira estuda a viabilidade de sete projetos de geração de energia eólica offshore na costa brasileira. Os parques eólicos em potencial ficariam nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. A previsão é geração de até 14,5 GW (gigawatts) de potência. A análise da Petrobras será feita em cooperação com a Equinor levando em conta as possibilidades técnicas, econômicas e ambientais.
SP quer ampliar frota de ônibus elétricos
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, se encontrou esta semana com o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt, para falar, entre outros temas, sobre a modernização da frota de ônibus da capital. Por enquanto, tudo indica que se tratou apenas de uma reunião preliminar sobre a troca dos veículos movidos a diesel por modelos totalmente elétricos. O que se sabe é que Nunes planeja que a cidade tenha pelo menos 2,6 mil ônibus elétricos circulando até dezembro de 2024, no fim de sua gestão na prefeitura.
Reino Unido firma acordo para tecnologias verdes com Canadá
Os governos do Reino Unido e do Canadá firmaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento de tecnologias verdes envolvendo pesquisa e cadeia produtivas para o emprego de cobalto e lítio, em antecipação ao aumento da demanda por essas commodities, que até 2040 podem sofrer elevação de 500%.