Por Ian Ransom
KAZAN, Rússia (Reuters) – O volante Fernandinho tem sido um ator coadjuvante para o Brasil nesta Copa do Mundo, mas está pronto para um papel de destaque na partida das quartas de final contra a Bélgica na sexta-feira, quando irá enfrentar Kevin De Bruyne, seu brilhante companheiro de Manchester City.
Vital no triunfo do City no Campeonato Inglês, Fernandinho, de 33 anos, vai substituir o suspenso Casemiro no time titular de Tite, após o volante do Real Madrid receber um segundo cartão amarelo na vitória sobre o México.
Casemiro tem sido uma peça central da defesa brasileira, que levou somente um gol até o momento na Rússia. Mas Fernandinho quase não teve descanso, sendo usado em todas as quatro partidas da seleção brasileira.
“Casemiro e Fernandinho são parecidos, os dois marcam muito bem”, disse o atacante Willian.
“É claro que Casemiro é um jogador muito importante para nós, e é complicado não participar de um jogo como este. Mas temos outros jogadores de qualidade para entrar quando ele estiver ausente.”
Assumindo a função de homem de ligação para De Bruyne no City, Fernandinho irá buscar diminuir a influência do belga de 27 anos na Arena Kazan. Seu conhecimento sobre o companheiro de equipe pode se mostrar amplamente benéfico, conforme Tite busca impedir que bolas cheguem ao formidável ataque da Bélgica.
A combinação é um dos diversos duelos intrigantes entre jogadores do mesmo clube, com o zagueiro belga Vincent Kompany encarregado de marcar o atacante brasileiro Gabriel Jesus, seu parceiro no City.
O lateral belga Thomas Meunier também pode ter que lidar com Neymar, com quem divide vestiário no Paris Saint-Germain.
Para Fernandinho, a partida será uma chance de afastar os demônios de sua última partida como titular em uma Copa: a humilhante derrota por 7 x 1 para a Alemanha na semifinal de 2014.
O confronto contra a Bélgica será o primeiro do Brasil na fase de mata-mata da competição contra um adversário europeu, desde a humilhação para a Alemanha, que deixou o mundo do futebol em choque.
Fernandinho é visto como dono de uma das piores atuações da seleção naquela partida. Mas ele retornou aos gramados pela seleção na vitória por 3 x 0 sobre a Argentina em 2016 durante as eliminatórias e anulou completamente Lionel Messi.
Torcedores brasileiros esperam que Fernandinho continue as boas performances e tenha a palavra final sobre seus companheiros de Manchester City, aumentando as chances do hexacampeonato.